fbpx

No pátio digital

Salesianos > Estamos contigo > Partilha > No pátio digital

Há alguns anos, o Pe. Pascoal Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos entre 2002 e 2014, pedia aos religiosos e educadores salesianos que ocupassem um novo pátio, “o pátio digital”. Queria com este termo dizer que os jovens cada vez mais se moviam e comunicavam num espaço e tempo novo, sem espaço nem tempo, e que era função dos educadores segui-los e acompanhá-los também aí.

As circunstâncias atuais beneficiaram dessa presença, o uso de vários meios tecnológicos para a comunicação tornou a transição rápida e as redes sociais, que já eram canais de comunicação oficiais de várias valências das obras salesianas, servem agora para manter o contacto regular entre professores e alunos, escolas e encarregados de educação e psicólogos, párocos e paroquianos, catequistas e animadores pastorais e jovens. A Fundação Salesianos, através da Equipa de Comunicação, trabalha para dar apoio e forma a algumas dessas iniciativas e também na divulgação, através da iniciativa Estamos contigo que reúne num único local notícias, sugestões, boas práticas e recursos. Estamos contigo, com otimismo, esperança e muitas aprendizagens deste tempo.

Os professores partilham em videoconferência o trabalho do dia a dia e o convívio com os seus alunos. O trabalho de preparação envolveu a formação dos docentes para o uso das plataformas tecnológicas, a preparação dos conteúdos para o novo modelo de aulas para o terceiro período e a mobilização de esforços para reunir computadores e outros equipamentos para que todos os alunos possam acompanhar as aulas à distância. Os serviços psicopedagógicos mantêm o acompanhamento aos alunos. Nas várias escolas salesianas, salas virtuais estão abertas para que os alunos possam conversar, partilhar preocupações e receber ajuda para gerir emoções de uma forma positiva e saudável. E mesmo as atividades desportivas e artísticas criam novas modalidades para manter o bem-estar físico e mental dos alunos no atual contexto de isolamento.

Os pastoralistas das escolas salesianas estão em contacto diário com os alunos, partilham mensagens no Instagram e no Whatsapp e vídeos no Youtube. As Edições Salesianas publicam gratuitamente todas as semanas sugestões para celebrar em casa e em família a Liturgia da Palavra e ajudam Catequistas a manter a animação dos seus grupos.

As paróquias salesianas, com a suspensão dos atos de culto comunitário, transmitem através do Facebook a Eucaristia diária, o Terço e as Vésperas e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Mesmo as celebrações especiais do Dia de S. José, as celebrações da Páscoa, a Solene Vigília Pascal na Noite Santa, e a Eucaristia de Domingo de Páscoa, em direto da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora nos Salesianos de Lisboa, deste ano foram vistas por centenas de famílias em suas casas.

Nesta Quaresma, a Família Salesiana uniu-se em oração através da partilha de uma via-sacra feita “online” por elementos dos seus diferentes grupos e, apesar da distância, os jovens do MJS de todo o mundo viveram “o seu tempo maior” com um retiro diferente.

Um dos eventos do calendário do ano da Pastoral Juvenil Salesiana em Portugal que mais jovens movimenta todos os anos até Fátima, o Dia do Movimento Juvenil Salesiano, também não deixou de se realizar. E teve até uma surpresa especial: a mensagem enviada pelo Pe. Ángel aos jovens.

Os salesianos e os serviços sociais salesianos aumentam a resposta à medida que aumentam os pedidos. O SolSal alarga apoios e colabora com Juntas de Freguesia, e retoma as formações à distância no Facebook. Em contacto com as famílias, os colaboradores do Serviço SolSal partilham dicas para organizar o tempo em casa e exercícios físicos para equilibrar energia e concentração. Em tempos difíceis, aprendemos várias vezes que a solidariedade se multiplica.

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados