COVID 19: Solsal Lisboa aumenta resposta social

Nas últimas semanas, à medida que aumentam as dificuldades das famílias resultantes do impacto económico e social da pandemia do novo coronavírus, aumenta o número de pedidos de ajuda que chegam ao Serviço de Atenção à Família do SolSal – Solidariedade Salesiana de Lisboa. Na primeira semana o número de famílias apoiadas pelo SolSal subiu na ordem dos 20%, encaminhadas pelos diferentes parceiros sociais. São agora 110 as famílias que recebem apoio e que representam um total de 388 pessoas. Destas, 94 famílias (85%), num total de 359 pessoas (92,5%) recebem apoio com bens de primeira necessidade.

A equipa técnica do Serviço SolSal dos Salesianos de Lisboa tem reforçado o apoio alimentar das famílias, com regras de preparação e cuidados de higiene redobrados, através da distribuição de refeições e dos cabazes do Banco Alimentar e de outros donativos. A cantina dos Salesianos de Lisboa passou a confecionar mais 50 refeições diárias, adicionais ao que já era doado anteriormente, a que se juntam as refeições oferecidas pela Assembleia da República, supermercado Pingo Doce de S. Bento e da sede provincial Casa D. Bosco.

Para além dos apoios com bens alimentares e outros géneros, o acompanhamento das crianças, jovens e famílias continua, tendo a equipa do SolSal de Lisboa reorganizado os vários programas para o contacto à distância, com sessões virtuais e contactos diários.

“São conhecidos os riscos que esta nova realidade de isolamento social acarretam, quer ao nível da saúde mental quer ao nível das relações interpessoais. Agravam-se e emergem situações de depressividade, de violência e de ansiedade que necessitam de um acompanhamento cuidado e atento”, afirma a equipa técnica de Lisboa. Cerca de 20 crianças, jovens e adultos continuam a receber Acompanhamento Psicológico à distância, e aproximadamente 100 pais e encarregados de educação recebem contactos diários.

Leia também  Projeto do SolSal Évora vence “Prémio Valor Social” da Fundación Cepsa

Em contacto com as famílias, os colaboradores do Serviço SolSal de Lisboa partilham dicas para organizar o tempo em casa; ajudas para pais, encarregados de educação e tutores darem apoio ao estudo dos mais pequenos; exercícios físicos para equilibrar energia e concentração; e atividades para as crianças e para os jovens que também incluem momentos para a família.

“O momento é desafiante, mas a história mostra-nos que a humanidade já passou por muitos outros desafios, pelos quais tantos passaram e que tantos superaram”, recorda a equipa com otimismo. “A forma como recordaremos estes tempos será descrita pela resposta que consigamos dar, em especial àqueles que vivam com mais fragilidades, preservando a nossa humanidade e mantendo a esperança no futuro”, concluem.

O Serviço de Atenção à Família da Fundação Salesianos existe desde 2008 dando apoio a crianças, adolescentes e jovens, em situação de especial vulnerabilidade, bem como às suas famílias. Todos os meses este projeto, para além de apoio alimentar, disponibiliza importantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e vocacional, para que estes jovens e suas famílias se possam desenvolver num ambiente mais favorável. O Serviço de Atenção à Família está presente no Estoril, Évora, Funchal e Lisboa.

Artigos Relacionados