fbpx

Caminho Vocacional

Salesianos > Vocações > Caminho Vocacional

Antes de ingressar nos salesianos, o candidato participa de encontros de orientação vocacional, onde se apresenta a vida, o carisma, a espiritualidade e a missão própria de Dom Bosco e da Congregação Salesiana.

Neste período é importante que o jovem conheça melhor os salesianos e os salesianos conheçam melhor o jovem, tendo oportunidade para um acompanhamento pessoal e de contacto também com a família.

1

Aspirantado

2

Pré-noviciado

3

Noviciado

4

Pós-noviciado

5

Tirocínio/Assistência

6

Formação específica

Aspirantado

Depois de percorrer o caminho de orientação vocacional, caso o jovem descubra que tem aptidão para o carisma salesiano, é convidado para ingressar na Congregação. Cada Inspetoria ou Província possui uma casa específica para essa etapa de formação. Essa etapa destina-se a que o jovem conviva com os salesianos consagrados a fim de ir avaliando se, de fato, há uma verdadeira identificação com o carisma e missão salesiana. Tem a duração média de um ano.

Pré-noviciado

Essa etapa também é normalmente um ano; nesse período o jovem passa a ser considerado oficialmente um jovem em formação. É o tempo útil e oportuno para aprofundar a opção vocacional inicial e preparar-se para o noviciado.

Noviciado

É o período em que o candidato tem possibilidade de iniciar a experiência religiosa salesiana, durante um ano, chamado canónico. Nesse período o noviço aprofunda as motivações da sua opção, averigua a sua idoneidade, e orienta-se para o dom de si a Deus, na vida religiosa e na vivência do carisma de Dom Bosco. É ao concluir o Noviciado que os jovens emitem os primeiros votos de obediência, pobreza e castidade.

Pós-noviciado

Nesta etapa, os agora já consagrados fazem os seus estudos filosóficos e pedagógicos. Além do trabalho académico que é o principal centro de interesse nessa etapa, o jovem salesiano deve crescer na vida de fé, na cultura e no humanismo, visando um amadurecimento enquanto jovem consagrado salesiano.

Tirocínio/Assistência

Nessa etapa, o salesiano tem a oportunidade de fazer experiência de vida apostólica tipicamente salesiana. Uma etapa sobretudo de formação pastoral, de experiência formativa de vida em comunidade, de serviço aos jovens e acompanhamento pastoral. São dois anos marcados sobretudo pela formação prática, por meio das quais os consagrados vão desenvolver o sentido pedagógico em atividades pastorais. É uma vivência mais intensa do carisma, exercida nas casas de missão salesianas espalhadas pelo país, seja na área social, nos colégios ou até mesmo na formação de outros jovens em caminho vocacional.

Formação específica

Depois da vivência do carisma na prática, o itinerário propõe outra etapa de formação mais especifica com a vocação de cada um. Neste período de acordo com o caminho vocacional de cada salesiano jovem: como irmãos ou como clérigo salesiano é estabelecido uma proposta formativa. Aos que escolhem o caminho sacerdotal, cabe ingressar na faculdade de Teologia. Eles formam-se na perspectiva de salesiano pastor, em vista do ministério sacerdotal. Os que optam por viver como irmãos salesianos leigos especializam-se também normalmente nalgum aspeto da missão salesiana.

Fala connosco

Entra em contacto connosco para esclarecer dúvidas, colocar questões, ou pedir assistência espiritual.

Muitas vezes não temos tempo para conhecer-nos, para pensar no nosso projeto de vida, para pedir ajuda a um guia espiritual. Por isso encontrar-se facilita a partilha, o compromisso, o refletir, o confronto.

Enviar e-mail

Segue-nos nas redes sociais