fbpx

Pastoral Juvenil

Salesianos > Pastoral Juvenil

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deveria ser “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”, tendo como ideal o de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Nesse percurso formativo, a espiritualidade salesiana, expressão concreta da caridade pastoral de Dom Bosco, constitui um elemento fundamental da ação pastoral juvenil salesiana, sendo também o seu critério de orientação num panorama amplo que abrange a formação dos jovens, os centros juvenis, o voluntariado, o desporto, a animação missionária e as vocações. É uma visão completa e integral do jovem que tem no Movimento Juvenil Salesiano o seu referencial, no qual se inserem múltiplas expressões de associativismo juvenil.

Em destaque

Clip D. Bosco 2020

Festival Salesiano de Imagem

O Clip D. Bosco está de regresso e este, este ano com um novo formato! Carrega no link e descobre as novidades.

Saber mais

Tema Pastoral 2019/2020

“És missão! Estou contigo.”

Conhece o tema do ano 2019/2020 nos ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde.

Saber mais
Tema 2019/2020

És Missão! Estou contigo.

“És missão! Estou contigo” é o tema do ano 2019/2020 nos ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde, e desafia os jovens a ser instrumento da salvação de Deus, guiados por Maria e sustentados pelo Espírito Santo.

A consciência de ter uma missão, de ser enviado, de colaborar com Deus, marca a vida de todos os que encontram na missão evangelizadora o sentido da sua existência. É o amor que se faz obra, compromisso e ação, marca da espiritualidade juvenil salesiana recebida de Dom Bosco, sintetizados no tema educativo-pastoral deste ano.

Movimento Juvenil Salesiano

Expressão privilegiada da pedagogia de Dom Bosco

A tendência associativa, a vida dos grupos, a inspiração comunitária constituiu uma experiência quase espontânea da vida de Dom Bosco; uma inclinação da sua índole naturalmente levada à sociabilidade e à amizade. O associativismo juvenil é uma exigência indispensável no projeto preventivo e popular querido por Dom Bosco.

Cada obra salesiana deve ser casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos.

S. João BoscoFundador dos Salesianos