fbpx

Solidariedade

Solidariedade Salesiana

Serviço SolSal

O Serviço SolSal promovido pela Fundação Salesianos, foi pensado para desenvolver ações continuadas e significativas de promoção e prevenção de crianças e jovens em situação de risco e perigo pessoal e social, bem como capacitar famílias em situação de vulnerabilidade social, afetadas por questões económicas, sociais, culturais e pessoais.

SolSalServiço de Atenção à Família

Apoio continuado e preventivo aos mais vulneráveis
O Serviço de Atenção à Família existe desde 2008 dando apoio a crianças, adolescentes e jovens, em situação de especial vulnerabilidade, bem como às suas famílias. Todos os meses este projeto, para além de apoio alimentar, disponibiliza importantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e vocacional, para que estes jovens e suas famílias se possam desenvolver num ambiente mais favorável. O Serviço de Atenção à Família está presente no Estoril, Évora, Funchal e Lisboa.

SolSalEscolas Sócio-Desportivas

Um projeto educativo através do desporto
As Escolas Sócio-desportivas são o resultado de uma parceria iniciada em 2010 entre a Fundação Real Madrid, a Procuradoria das Missões Salesianas de Espanha e a Fundação Salesianos para a criação de um projeto educativo através do desporto para crianças e jovens em contextos de fragilidade social. Desta união surgiram 3 escolas: Funchal, Manique e Mindelo (Cabo Verde).

SolSalFormação Profissional

Inclusão social e empregabilidade
O serviço SolSal Porto abriu as suas portas em setembro de 2019 e pretende dar formação profissional, pessoal e social a jovens com mais de 18 anos. Este serviço tem capacidade para acolher 50 jovens.

SolSalVoluntariado

Solidariedade e serviço
O voluntário colabora na missão salesiana a favor das crianças e jovens, sobretudo em risco e desprotegidos, através dos núcleos de voluntariado existentes nas casas salesianas. Apoio ao estudo e explicações, promoção e apoio a famílias carenciadas com menores a seu cargo, tutoria para crianças necessitadas de orientação e apoio no seu dia-a-dia, tutoria para adolescentes que estão entre a escolaridade obrigatória e o primeiro emprego, ocupação dos tempos livres, educação, formação e saúde são as áreas onde o SolSal Voluntariado intervém na casa salesiana, no território envolvente ou em instituições parceiras.

Lar de Infância e Juventude

O Lar de Infância e Juventude de Mirandela acolhe 30 utentes em situação de vulnerabilidade, proporcionando uma estrutura residencial e condições para a satisfação das necessidades básicas, promovendo também a sua socialização e a sua estabilidade afetiva.