fbpx

Santidade Salesiana

Salesianos > Santidade Salesiana

Na santidade salesiana há homens e mulheres, jovens e adultos, consagrados e leigos, bispos e missionários que, em contextos históricos, culturais e sociais diferentes fizeram brilhar uma luz singular: o carisma salesiano.

De Dom Bosco até aos dias de hoje conhecemos uma tradição de santidade. Esta forma de vida está relacionada com o seu carisma. Na santidade salesiana há homens e mulheres, jovens e adultos, consagrados e leigos, bispos e missionários que, em contextos históricos, culturais e sociais diferentes fizeram brilhar uma luz singular: o carisma salesiano. Estas vidas representam um património que tem um papel eficaz na vida e na comunidade dos que creem, mas que chega também aos homens e mulheres de boa vontade.

Muitos são os salesianos cuja santidade é reconhecida. Quer por via de reconhecimento das suas obras, quer pela realização da sua entrega radical ao Evangelho e à fidelidade apostólica de Dom Bosco. O Santo Salesiano tem no olhar o recurso espiritual e pastoral pelo outro, sendo provocação para viver. Uma forma de viver que, por ser geradora de liberdade de espírito, torna a pessoa disponível para o Amor, através do trabalho e da temperança.

Neste dia de Todos os Santos, lembremos a última beatificação salesiana do Pe. Titus Zeman, a Venerabilidade do Pe. Giuseppe Arribat, de D. Stefano Ferrando, do Pe. Francesco Convertini, do Pe. José Vandor e de D. Ottavio Ortiz Arrieta, além dos novos Servos de Deus Pe. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, e de todos os Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus da Família Salesiana.

No total, a Postulação dos Santos Salesianos inclui 169 pessoas, das quais nove santos, 118 Beatos, 16 veneráveis e 26 servos de Deus. Tradicionalmente, as causas são 51.

Cada Santo, Beato, Venerável, Servo de Deus é portador de uma riqueza de aspectos que devem ser considerados e valorizados. Trata-se de contemplar um diamante sob suas múltiplas facetas, algumas mais visíveis e atraentes, outras menos imediatas, mas nem por isso menos verdadeiras e decisivas.

ANS