Conselhos que ajudam a discernir uma possível vocação

>Vocações >Conselhos que ajudam a discernir uma possível vocação
  • A oraçãoÉ uma palavra muito comum e talvez um pouco gasta hoje em dia. Define-se como diálogo espontâneo e cordial com Deus, encontro de uma vontade que procura Alguém para escutar, agradecer, estar, pedir e caminhar juntos. Frequentemente podemos ficar na oração vocal vazia e sem calor. Muitas vezes pensa-se que que basta recitar as Laudes ou as Vésperas durante o dia para respeitar o que o Senhor deseja. Poucos são os que ensinam a rezar com o coração, e os sacerdotes e os religiosos são chamados a ser mestres de oração. Com o seu exemplo, com a própria dedicação acompanhando. Ajudando a compreender que se a oração não transforma a vida, não é oração.
  • A vida sacramentalEm cada sacramento temos a presença real de Cristo. Daí a importância de formar na vida de cada cristão, e portanto de cada jovem, uma assídua e frequente vida eucarística, seja pela receção frequente da Eucaristia, seja no encontro com o Senhor no Tabernáculo das nossas igrejas e capelas. E sem esquecer o encontro com a misericórdia do Pai no sacramento da Reconciliação.
  • A direção EspiritualO Senhor tem sempre pedido na obra do discernimento o auxílio de homens e mulheres capazes de escutar, acompanhar e aconselhar. Não é fácil propor uma direção espiritual eficaz e profunda. Constância, autenticidade, profundidade e consistência são os sinais de um caminho para o bem da cada alma que o Senhor nos confia, e os resultados são sempre muito positivos.
  • O voluntariadoUm dos muitos inimigos contra a consagração a Deus é a falta de horizontes abertos: o egoísmo seca o nosso coração, por um lado faz convergir sempre sobre mim todo o pensamento e toda a ação, e por outros, impede-me de olhar à volta e reconhecer nas necessidades dos outros o rosto sofredor do Senhor. Abrir-se aos outros e saber olhar mais além para a necessidade, querendo dar não o seu supérfluo, mas alguma coisa de que verdadeiramente também eu necessito. Na vida cristã o querer fazer bem aos outros chama-se caridade e não somente tempo disponível.

Fala connosco

Entra em contacto connosco através do e-mail vocacoes@salesianos.pt para esclarecer dúvidas, colocar questões, ou pedir assistência espiritual.

Muitas vezes não temos tempo para conhecer-nos, para pensar no nosso projeto de vida, para pedir ajuda a um guia espiritual. Por isso encontrar-se facilita a partilha, o compromisso, o refletir, o confronto.

Enviar e-mail

Segue-nos nas redes sociais