fbpx

Salesianos no Mundo

Os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em 133 países do mundo, nos cinco continentes, distribuídos em oito Regiões. Organizados em 90 Províncias, têm 1802 obras canonicamente eretas e 113 outras presenças. No final do ano 2018 os Salesianos de Dom Bosco eram 14.787, dos quais 430 noviços, 2.434 seminaristas, 28 diáconos, 1.578 coadjutores, 9.781 sacerdotes, e 128 bispos e 2 prelados.

Reitor-Mor dos Salesianos

O Padre Ángel Fernández Artime, salesiano sacerdote, foi reeleito Reitor-Mor dos Salesianos no dia 11 de março de 2020. O Capítulo Geral 28 da Congregação Salesiana confirmou-o no mandato de Reitor-Mor para o sexénio 2020-2026. A eleição ocorreu no primeiro escrutínio. Ele é o X sucessor de S. João Bosco.

O Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco, órgão de decisão máximo da Congregação, elege o Superior Geral e os seus Conselheiros para mandatos de seis anos.

Reitor-Mor e Conselho

À frente do governo da Congregação está o Reitor-Mor, ou Superior da Sociedade Salesiana, que exerce o cargo de animação e união da Família Salesiana, em comunhão com o Conselho Geral e ajudado pelos Conselheiros de Sector e Conselheiros Regionais.

  • Reitor-Mor: Pe. Ángel Fernández Artime"O Reitor-Mor, Superior da Sociedade Salesiana, é o sucessor de Dom Bosco, pai e centro de unidade da Família Salesiana. É sua principal solicitude promover, em comunhão com o Conselho Geral, a constante fidelidade dos sócios ao carisma salesiano para cumprir a missão confiada pelo Senhor nossa Sociedade". (C 126)
  • Vigário do Reitor-Mor: Pe. Stefano MartoglioO Vigário é o primeiro colaborador do Reitor-Mor no governo da Sociedade e tem os poderes vicariais ordinários. Cumpre os deveres do Reitor-Mor quando ausente ou por impedimento. A ele é confiado particularmente o cuidado da vida e disciplina religiosa. Tem a tarefa de animar a Congregação no campo da Família Salesiana. De acordo com o Artigo 5 das Constituições promove a comunhão dos diferentes grupos, respeitando a sua especificidade e autonomia. Também orienta e auxilia as Províncias no seu desenvolvimento no território, de acordo com os respetivos estatutos, a Associação dos Cooperadores Salesianos e o movimento de Antigos Alunos Salesianos. (Artigo 134 das Constituições).
  • Conselheiro para a Formação: Pe. Ivo CoelhoO Conselheiro para a Formação tem a tarefa de promover a formação integral e permanente dos membros da Sociedade. Segue de forma especialmente atenta a formação inicial nas suas várias fases, o conteúdo, a organização, o método formativo e as estruturas que garantam o crescimento das vocações salesianas.
  • Conselheiro para a Pastoral Juvenil: Pe. Miguel Ângelo GarciaO Conselheiro para a Pastoral Juvenil anima e dirige a ação educativa apostólica salesiana nas suas várias expressões, garantindo que esta se orienta prioritariamente para a juventude e se inspira no Sistema Preventivo. Auxilia as províncias no desenvolvimento dos seus projetos e compromissos pastorais, em fidelidade ao espírito de Dom Bosco, respondendo às necessidades específicas dos tempos e dos lugares. (Artigo 136 das Constituições)
  • Ecónomo-geral: Irmão Jean Paul MullerO Ecónomo Geral administra os bens que não pertencem a uma província ou casa particular, mas a toda a Sociedade. Coordena e controla o governo das Províncias, para que a sua gestão responda à exigência de pobreza religiosa ao serviço da missão salesiana. Garante que são observadas as normas necessárias para a correta administração das obras. (Artigo 139 da Constituição)
  • Secretário-geral: Pe. Stefano VanoliAo serviço do Reitor-Mor e do seu Conselho trabalha com funções notariais o Secretário-Geral. Intervém, sem direito a voto, nas reuniões do Conselho e redige as atas. É responsável pelos escritórios da Secretaria-Geral e pelo Arquivo Central da Sociedade. É nomeado pelo Reitor-Mor com o consenso do seu Conselho e permanece no cargo ad nutum. (Artigo 144 das Constituições).
  • Conselheiro para a Comunicação Social: Pe. Gildásio dos SantosO Conselheiro para a Comunicação Social tem a tarefa de animar a Congregação nesta área. Promove a ação salesiana no campo da comunicação social e coordena em particular, a nível mundial, as estruturas geridas pela Congregação nesta área. (Artigo 137 das Constituições)
  • Conselheiro para as Missões: Pe. Alfredo MaravillaO Conselheiro para as Missões promove em toda a Sociedade o espírito e o compromisso missionário. Coordena e orienta a ação das missões para que respondam com o estilo salesiano às necessidades urgentes da população evangelizada. É também o seu dever garantir a preparação específica e a atualização dos missionários. (Artigo 138 das Constituições)
  • Conselheiros RegionaisOs Conselheiros Regionais do Reitor-Mor promovem a relação mais direta entre as Províncias e o Reitor-Mor e o seu Conselho. Cuidam dos interesses das Províncias que lhes foram confiadas. Promovem no Conselho Geral o conhecimento das realidades locais em que se desenvolve a ação dos Salesianos. (Artigo 140 das Constituições)
  • MediterrâneoPe. Juan Carlos Pérez Godoy
  • Europa Centro-NortePe. Roman Jachimowicz
  • África - MadagáscarPe. Alphonse Owoudou
  • Inter-AméricaPe. Hugo Orozco Sánchez
  • América Latina, Cone SulPe. Gabriel Romero
  • Ásia Este – OceâniaPe. Giuseppe Nguyen Thinh Phuoc
  • Ásia SulPe. Michael Biju

Sucessores de Dom Bosco

PE. MICHELE RUA 
Italiano (1837 – 1910)
Reitor-Mor 1888 – 1910 
Beatificado em 29 de outubro de 1972

P. PAOLO ALBERA 
Italiano (1844 – 1921)
Reitor-Mor 1910 – 1921 

P. FILIPPO RINALDI
Italiano (1856 – 1931)
Reitor-Mor 1922 – 1931
Beatificado 29 de abril de 1990

PE. PIETRO RICALDONE
Italiano (1870 – 1951)
Reitor-Mor 1932 – 1951

PE. RENATO ZIGGIOTTI
Italiano (1892 – 1983)
Reitor-Mor 1952 – 1965

PE. LUIGI RICCERI
Italiano (1901 – 1989)
Reitor-Mor 1965 – 1977

PE. EGíDIO VIGANÒ
Italiano (1920 – 1995)
Reitor-Mor 1977 – 1995 

PE. JUAN VECCHI
Argentino (1931 – 2002)
Reitor-Mor 1995 – 2002

P. PASCUAL CHÁVEZ VILLANUEVA
Mexicano (1947 – )
Reitor-Mor 2002 – 2014
Ver biografia