Quem somos

Salesianos no Mundo

Os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em 134 países do mundo, nos cinco continentes, distribuídos em oito Regiões. Organizados em 90 Províncias, têm 1.718 obras canonicamente eretas e 147 outras presenças. No final do ano 2020 os Salesianos de Dom Bosco eram 14.299, dos quais 443 noviços, 2.676 seminaristas, 24 diáconos permanentes, 1.481 coadjutores, 9.457 sacerdotes, e 122 bispos, cardeais e prelados. (Anuário 2021)

Reitor-Mor dos Salesianos

O Cardeal salesiano D. Ángel Fernández Artime foi o X sucessor de S. João Bosco, eleito Reitor-Mor dos Salesianos no dia 25 de março de 2014 e reeleito no dia 11 de março de 2020 para o sexénio 2020-2026.

Chamado pelo Papa Francisco a servir a Cúria Romana, foi nomeado Cardeal em 2023. Recebeu a Ordenação Episcopal a 20 de abril de 2024 com o título de Arcebispo Titular eleito de Ursona. A 16 de agosto de 2024, após a celebração do 209.º Aniversário de Nascimento de São João Bosco, no Colle Don Bosco, D. Ángel encerrou o seu serviço como Reitor-Mor dos Salesianos.

O Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, de acordo com o artigo 143 das Constituições Salesianas, assume ad interim o governo da Congregação até à eleição do novo Reitor-Mor no CG29, em 2025.

O Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco, órgão de decisão máximo da Congregação, elege o Superior Geral e os seus Conselheiros para mandatos de seis anos.

Pe. Ángel Fernández Artime

Espanhol (1960 – )
Reitor-Mor 2014 – 2024

Reitor-Mor e Conselho

À frente do governo da Congregação está o Reitor-Mor, ou Superior da Sociedade Salesiana, que exerce o cargo de animação e união da Família Salesiana, em comunhão com o Conselho Geral e ajudado pelos Conselheiros de Sector e Conselheiros Regionais.

Reitor-MorPe. Ángel Fernández Artime

“O Reitor-Mor, Superior da Sociedade Salesiana, é o sucessor de Dom Bosco, pai e centro de unidade da Família Salesiana. É sua principal solicitude promover, em comunhão com o Conselho Geral, a constante fidelidade dos sócios ao carisma salesiano para cumprir a missão confiada pelo Senhor nossa Sociedade”. (C 126)

Vigário do Reitor-MorPe. Stefano Martoglio

O Vigário é o primeiro colaborador do Reitor-Mor no governo da Sociedade e tem os poderes vicariais ordinários. Cumpre os deveres do Reitor-Mor quando ausente ou por impedimento. A ele é confiado particularmente o cuidado da vida e disciplina religiosa. Tem a tarefa de animar a Congregação no campo da Família Salesiana. De acordo com o Artigo 5 das Constituições promove a comunhão dos diferentes grupos, respeitando a sua especificidade e autonomia. Também orienta e auxilia as Províncias no seu desenvolvimento no território, de acordo com os respetivos estatutos, a Associação dos Cooperadores Salesianos e o movimento de Antigos Alunos Salesianos. (Artigo 134 das Constituições).

Conselheiro para a FormaçãoPe. Ivo Coelho

O Conselheiro para a Formação tem a tarefa de promover a formação integral e permanente dos membros da Sociedade. Segue de forma especialmente atenta a formação inicial nas suas várias fases, o conteúdo, a organização, o método formativo e as estruturas que garantam o crescimento das vocações salesianas.

Conselheiro para a Pastoral JuvenilPe. Miguel Ângelo Garcia

O Conselheiro para a Pastoral Juvenil anima e dirige a ação educativa apostólica salesiana nas suas várias expressões, garantindo que esta se orienta prioritariamente para a juventude e se inspira no Sistema Preventivo. Auxilia as províncias no desenvolvimento dos seus projetos e compromissos pastorais, em fidelidade ao espírito de Dom Bosco, respondendo às necessidades específicas dos tempos e dos lugares. (Artigo 136 das Constituições)

Ecónomo-geralIrmão Jean Paul Muller

O Ecónomo Geral administra os bens que não pertencem a uma província ou casa particular, mas a toda a Sociedade. Coordena e controla o governo das Províncias, para que a sua gestão responda à exigência de pobreza religiosa ao serviço da missão salesiana. Garante que são observadas as normas necessárias para a correta administração das obras. (Artigo 139 da Constituição)

Secretário-geralPe. Stefano Vanoli

Ao serviço do Reitor-Mor e do seu Conselho trabalha com funções notariais o Secretário-Geral. Intervém, sem direito a voto, nas reuniões do Conselho e redige as atas. É responsável pelos escritórios da Secretaria-Geral e pelo Arquivo Central da Sociedade. É nomeado pelo Reitor-Mor com o consenso do seu Conselho e permanece no cargo ad nutum. (Artigo 144 das Constituições).

Conselheiro para a Comunicação SocialPe. Gildásio dos Santos

O Conselheiro para a Comunicação Social tem a tarefa de animar a Congregação nesta área. Promove a ação salesiana no campo da comunicação social e coordena em particular, a nível mundial, as estruturas geridas pela Congregação nesta área. (Artigo 137 das Constituições)

Conselheiro para as MissõesPe. Alfredo Maravilla

O Conselheiro para as Missões promove em toda a Sociedade o espírito e o compromisso missionário. Coordena e orienta a ação das missões para que respondam com o estilo salesiano às necessidades urgentes da população evangelizada. É também o seu dever garantir a preparação específica e a atualização dos missionários. (Artigo 138 das Constituições)

Conselheiros Regionais

Os Conselheiros Regionais do Reitor-Mor promovem a relação mais direta entre as Províncias e o Reitor-Mor e o seu Conselho. Cuidam dos interesses das Províncias que lhes foram confiadas. Promovem no Conselho Geral o conhecimento das realidades locais em que se desenvolve a ação dos Salesianos. (Artigo 140 das Constituições)

Mediterrâneo
Pe. Juan Carlos Pérez Godoy
Europa Centro-Norte
Pe. Roman Jachimowicz
África – Madagáscar
Pe. Alphonse Owoudou
Inter-América
Pe. Hugo Orozco Sánchez
América Latina, Cone Sul
Pe. Gabriel Romero
Ásia Este – Oceânia
Pe. Giuseppe Nguyen Thinh Phuoc
Ásia Sul
Pe. Michael Biju

Sucessores de Dom Bosco