Filipe Rinaldi foi o terceiro Sucessor de Dom Bosco. Natural de Alessandria, na região de Piemonte, Itália, conheceu S. João Bosco aos cinco anos, durante um dos muitos passeios que o santo sacerdote dava com os seus rapazes.
Nascido numa família de oito irmãos, Filipe Rinaldi entrou na escola salesiana de Mirabello com 10 anos para estudar. Em 1882 foi ordenado sacerdote e recebeu a tarefa de acompanhar os aspirantes e noviços. Quando foi Vigário-Geral da Congregação revelou ainda mais o seu perfil de pai e a sua riqueza de iniciativas: o cuidado para com as vocações, a formação dos centros de assistência espiritual e social para as jovens operárias, a idealização das empresas editoriais, foi guia e apoio para as Filhas de Maria Auxiliadora, deu grande impulso aos Cooperadores Salesianos, instituiu as federações mundiais dos antigos alunos e o Instituto secular das Voluntárias de Dom Bosco.
O Beato Filipe Rinaldi está também nas raízes da presença salesiana no nosso País, tendo sido o primeiro provincial dos Salesianos de Espanha e Portugal.
Em 1922 foi eleito Reitor-Mor. Foi um trabalhador incansável, porém, o que carateriza o Padre Rinaldi é a forma paternal com que sempre trabalhou e tratou os seus rapazes. Como diretor, aos 33 anos, tinha-se proposto: “Caridade e mansidão com os irmãos, suportando qualquer coisa que me possa suceder”. Como provincial, dirá: “Serei pai. Evitarei os modos ásperos. Quando vierem falar comigo, não darei a entender de estar cansado ou de ter pressa”.