fbpx

Movimento Juvenil Salesiano

Entre os frutos do renovamento que o Espírito Santo gerou, partindo do Concílio Vaticano II, estão os Movimentos eclesiais, que são “expressões providenciais da nova primavera suscitada pelo Espírito” (João Paulo II 31/5/98). Entre estas novas expressões da vida eclesial, o Espírito suscitou na realidade salesiana o Movimento Juvenil Salesiano.

Movimento Juvenil Salesiano

Expressão privilegiada da pedagogia de Dom Bosco

A tendência associativa, a vida dos grupos, a inspiração comunitária constituiu uma experiência quase espontânea da vida de Dom Bosco; uma inclinação da sua índole naturalmente levada à sociabilidade e à amizade. O associativismo juvenil é uma exigência indispensável no projeto preventivo e popular querido por Dom Bosco.

Através de uma pluralidade de grupos e associações juvenis queremos assegurar uma presença educativa de qualidade nos novos espaços de sociabilização dos jovens e animá-los a uma significativa experiência de vida eclesial.

Identidade do Movimento Juvenil Salesiano

Espiritualidade juvenil salesiana

A espiritualidade juvenil salesiana (EJS) é a espiritualidade do quotidiano, a espiritualidade da alegria e do otimismo, a espiritualidade da amizade com o Senhor Jesus, a espiritualidade de comunhão eclesial, a espiritualidade de serviço responsável

Encontros juvenis

Os encontros juvenis são um dos elementos característicos do Movimento Juvenil Salesiano, são ocasiões significativas de comunicação entre os grupos e de circulação de mensagens e valores próprios da espiritualidade juvenil salesiana. Ao longo do ano a Pastoral Juvenil Salesiana organiza os Encontros MJS, para pré-adolescentes, adolescentes e jovens, a Páscoa Jovem, para jovens do secundário e ensino universitário, e o Acampamento Nacional MJS, que junta jovens do 2.º e 3.º ciclo num ambiente descontraído junto à praia. E claro, o Dia Nacional MJS que junta anualmente em Fátima, junto de Maria, mestra de Dom Bosco, todos os jovens do movimento numa grande festa de fé repleta de música, cor e alegria.

No campo das artes e do desporto, há a destacar um festival nacional de curtas-metragens, o Clip D. Bosco, e os Jogos Nacionais Salesianos que juntam anualmente centenas de jovens atletas vindos dos vários ambientes salesianos numa grande festa do desporto.

Encontros vocacionais

Os encontros vocacionais Encontros com Dom Bosco, para os rapazes, e Encontros com Madre Mazzarello, para as raparigas, destinam-se aos vários grupos de caminhada e descoberta vocacional. Realizam-se regularmente a nível local, e também a nível nacional em quatro ocasiões ao longo do ano, Páscoa, Verão, Natal e no grande encontro nacional do MJS em Fátima.

Escutismo em ambiente Salesiano

O sistema preventivo idealizado por Dom Bosco, assente em três pilares (razão, religião e amabilidade), atua como linha de orientação educativa a par da herança deixada por Baden-Powell: procurar ser feliz, deixando o mundo um pouco melhor. A espiritualidade e a alegria que Dom Bosco sentia e transmitia aos seus jovens são exemplo a ser vivido em todas as atividades.

São atualmente cinco os Agrupamentos de Escuteiros sedeados em casas salesianas – 34 Vendas-Novas; 75 Estoril; 79 Prazeres; 320 Évora e 550 Manique -, todos eles com participação ativa nas comunidades em que estão inseridos, trabalhando para que os seus lobitos sejam sempre alegres e felizes, os exploradores sejam hoje melhores que ontem, os pioneiros trabalhem sem reconhecer limites e os caminheiros vivam o presente construindo o amanhã.

Conselho Nacional MJS

O atual Conselho Nacional do Movimento Juvenil Salesiano, foi eleito em Fátima no dia 12 de janeiro de 2019 e é constituído por Mafalda Batalheiro (Coordenadora), Inês Catarino, Tiago Cunha, Laura Gralheira, Mariana Santana e André Oliveira.

Coordenação nacional

Está em processo de relançamento a coordenação nacional composta por uma assembleia com representantes de todas as presenças salesianas com actividade juvenil e pelo Conselho Nacional MJS.

Sendo um Movimento com expressão mundial e presente nos vários continentes, está também em estreita ligação com a coordenação europeia.

O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) é uma das formas de presença entre os jovens mais ampla e compreensiva.

É um movimento de carácter educativo, oferecido a todos os jovens, para os tornar sujeitos e protagonistas do seu crescimento humano e cristão, com impulso missionário, aberto aos afastados, com vontade de incidência na zona e na sociedade civil e de inserção e contributo na Igreja local.

Os grupos e associações juvenis que, mantendo embora a sua autonomia a nível de organização, se reconhecem na espiritualidade e na pedagogia salesiana, formam de modo implícito ou explícito o Movimento Juvenil Salesiano.