fbpx

Manique: Fundação Salesianos, empresas e encarregados de educação apoiam alunos em aulas à distância

Salesianos > Estamos contigo > Informa-te > Manique: Fundação Salesianos, empresas e encarregados de educação apoiam alunos em aulas à distância

A suspensão da atividade letiva presencial imposta às escolas no dia 13 de março devido à pandemia do novo coronavírus, exigiu novas formas de ensinar e de aprender e a, não menos difícil, gestão laboral em contexto familiar. Ensinar com o coração, investindo na formação académica, humana e espiritual dos alunos, tornou-se essencial.

Nos Salesianos de Manique a Fundação Salesianos, o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais, a Altice Portugal, a Berner, a Orbcom e dois encarregados de educação tornaram possível o ensino à distância para todos os alunos com a entrega de computadores e tablets.

No início do 3.º período letivo, a carga horária semanal de cada disciplina foi adaptada procurando o equilíbrio entre o trabalho com recurso ao suporte digital e ao suporte físico, a coerência entre as sessões síncronas (aprender, interagir, esclarecer dúvidas) e as sessões assíncronas (investigar, ler, refletir, criar) e ainda a harmonia entre os momentos de trabalho, de estudo e de descanso.

Os alunos dos Salesianos de Manique têm diariamente sessões síncronas, gravadas ou por videoconferência para lecionação de conteúdos e para interação e esclarecimento de dúvidas. Também têm sessões de trabalho orientado pelo professor no novo horário de ensino à distância, privilegiando o uso da plataforma Moodle, recurso educativo já familiar aos alunos, e o e-mail e, ainda, sessões de trabalho autónomo individual, também sugeridas no novo horário.

Vários Pais e Encarregados de Educação enviaram mensagens de gratidão e de reconhecimento pela resposta dada pelos Salesianos de Manique a esta nova realidade, bem como a disponibilidade de pais para formação e suporte técnico na área da tecnologia.

Como agradecimento pelo apoio e estímulo que sentimos ao recebê-las, publicamos as suas palavras.

Quero agradecer do fundo do coração o vosso empenho! É impressionante o trabalho que vocês fizeram desse lado para os nossos filhos continuarem com o ensino deste lado… tudo em tão pouco tempo… bem haja!! O vosso plano de contingência estava perfeito e sei que o cumpriram enquanto havia alunos na escola, para bem dos nossos filhos. Muito, muito obrigada. M.”

“Quero deixar o meu agradecimento a toda a equipa docente que (tele)trabalhou na preparação de tarefas para os alunos. Senti, através da minha filha, que os professores estavam presentes sempre que foi necessário procurando sempre não ‘stressar’ os alunos. Agradeço que partilhe com os docentes o meu singelo agradecimento enquanto mãe. G.F.”

“A Escola Salesiana de Manique está de parabéns. Estiveram sempre na dianteira, no cuidado e atenção para com alunos, comunidade escolar e famílias. Da nossa parte, estamos disponíveis para continuar a colaborar na medida do que nos for solicitado e desejamos que o 3.º período decorra o melhor possível, para todos. A.R.”

“Estamos felizes por termos escolhido os Salesianos de Manique para ajudar o D. a tornar-se um jovem curioso, um cidadão responsável e um adulto proativo e resiliente. M.L.”

“Gostaria de Vos agradecer todo o esforço e dedicação que tenho sentido da parte da equipa dos Salesianos de Manique, para manter o nosso filho focado neste formato de aprendizagem. É um grande desafio para ele e para nós pais, mas vocês tudo têm feito para nos facilitar a vida, com alegria, criatividade e sempre com total disponibilidade. J.C.”

Artigos Relacionados