Dia MJS 2020: “Get up. Tu és Missão.”

No sábado, 16 de maio, devido às circunstâncias pandémicas em que vivemos, realizou-se o primeiro Dia do Movimento Juvenil Salesiano de forma não presencial, com recurso às plataformas digitais Instagram (@mjs_pt), Youtube e Zoom. 

O evento iniciou com o momento “Arte e Fé”, às 17h00, e a primeira parte foi apresentada pela Mariana Santana, animadora de Setúbal e membro do Conselho Nacional do MJS. O primeiro convidado foi o jovem Álvaro Morgado, que criou o podcast “Não sou Maluco”, juntamente com o Vasco. Apresentou a sua experiência nas redes sociais e o seu papel na evangelização, culminando com uma pequena música tocada no seu cavaquinho, em jeito de conclusão.

Seguidamente, interveio a Lúcia Nogueira de Setúbal, que testemunhou como é que através do dom no canto encontra força para viver estes tempos de quarentena e ser uma alegria para os outros. Na conclusão da primeira parte, recebemos a Catarina Cavaco de Faro, que nos falou um pouco sobre a sua estadia no México enquanto lá esteve a estudar, durante seis meses, e como percebeu a presença do carisma Salesiano e a fortaleza da Igreja de Jesus.

A segunda parte foi apresentada pelo Tiago Cunha, animador de Arcozelo, também membro do Conselho. Iniciámos a segunda parte com o jovem João Coito, de Lisboa, que partilhou connosco a sua experiência missionária numa terra alentejana e como toda a vivência o enriqueceu. Seguidamente fomos presenteados com uma atuação de dança do grupo “Art&Sal” dos Salesianos da Madeira, ao som da música “Avé Maria”. A intervenção terminou com a bonita imagem de Nossa Senhora a “debruçar-se” sobre a cidade do Funchal. No fecho do “Arte e Fé”, recebemos o Duarte Patrício, aspirante Salesiano no Estoril, que nos veio mostrar, e ensinar, alguns truques de magia que usa no contexto da sua ação de animador junto dos mais jovens. Mostrou-nos também como esta arte tem um grande potencial para chegar aos outros.

Leia também  Parabéns às comunidades educativas salesianas

E para o “grande final” deste “espetáculo virtual” fomos brindados com a palavra do Reitor-Mor, D. Ángel Fernández Artime, que deixou uma mensagem de grande amizade e estímulo para que vivamos disponíveis para sermos Missão acontecida na vida de outros jovens com o nosso testemunho. Obrigado, D. Ángel!

Mensagem do Reitor-Mor aos jovens do MJS por ocasião do #DiaMJS2020

Às 18 horas celebrámos a Eucaristia, presidida pelo Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, tendo sido transmitida pelo Youtube, a partir da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora dos Salesianos de Lisboa. Pudemos contar com a participação de alguns jovens do MJS para a animação litúrgica. Para além de toda a Eucaristia ter sido um aconchegante momento de oração, destaco o momento de ação de graças, realizado pela coordenadora do Conselho MJS Mafalda Batalheiro, como tempo de louvor, sentido de gratidão e de forte proximidade com os membros do movimento.

Às 21h30 rezámos o Terço, com a ajuda das plataformas Zoom e Instagram. A “sala” ficou lotada no Zoom, dando o sinal da grande devoção e confiança em Maria. Foi um “momento mariano” muito bonito neste Dia do MJS que terminou com a “Boa noite” do Pe. José Aníbal e da Irmã Rosa Cândida. Mesmo sendo um dia diferente, em que não pudemos estar juntos fisicamente, conseguimos realizar o Dia MJS 2020 com os jovens, celebrando a alegria juvenil. Sempre na companhia de D. Bosco e Madre Mazzarello, que nos guiam e animam no seguimento de Jesus.

Artigos Relacionados