Consignação de IRS

Criámos um verdadeiro “sistema humanitário” que poderá reforçar, através da consignação do seu IRS.  

11Consignação de 0,5% do seu IRS - Salesianos

Desde 2008 que a Fundação Salesianos, inspirada na obra e modelo educativo de Dom Bosco, apoia e desenvolve, através das Obras e Serviços Sociais (SolSal), ações e programas que dão respostas especializadas às necessidades das crianças e jovens em situação de risco e perigo, e famílias vulneráveis. A Missão Dom Bosco surge em 2020, com o intuito de alargar o âmbito destas respostas, quer a nível nacional, quer a nível internacional, apoiando outros projetos sociais em Portugal, mas também os projetos mais urgentes das missões salesianas.

Para ajudar basta colocar o NIF 510 166 822 no quadro 11 do modelo 3 da sua declaração de IRS, assim, está a doar 0,5% do seu imposto liquidado à Fundação Salesianos.

Se optar pelo IRS automático, depois de aceder ao Portal da Finanças, no Quadro 11, que se encontra na folha “Rosto” selecione o campo 1101 (Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública), de seguida indique o NIF da Fundação Salesianos 510 166 822 – e selecione a opção IRS.

A consignação de 0,5% do seu IRS não tem custos para si, assim, e com um gesto tão simples, está a fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Não se esqueça que ao consignar já está a ajudar!

Pode, ainda, contribuir com a dedução de 15% do IVA, prescindindo deste benefício e entregando-o como donativo.

Vamos reforçar o sistema humanitário. Ao consignar está a ajudar!

O valor angariado, através da consignação do seu IRS, destina-se, na sua totalidade, aos serviços sociais da Fundação Salesianos e aos projetos apoiados pela Missão Dom Bosco.

Que projetos estou a ajudar com o meu donativo?

Os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Salesianos em Portugal e em países em desenvolvimento têm como principal objetivo a promoção e a proteção de crianças e jovens, bem como das suas famílias, fomentando a educação para a cidadania, a paz, a justiça, o bem comum e a educação ambiental, enquanto suporte fundamental para o harmonioso desenvolvimento da criança e do jovem.

Ao contribuir com a consignação do seu IRS, está a apoiar a nossa rede humanitária que integra os seguintes projetos:

Consignação de 0,5% do seu IRS - Fundação Salesianos
  • Serviço de Atenção à FamíliaO Serviço de Atenção à Família existe desde 2008 dando apoio a crianças, adolescentes e jovens, em situação de especial vulnerabilidade, bem como às suas famílias. Todos os meses este projeto, para além de apoio alimentar, disponibiliza importantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e vocacional, para que estes jovens e as suas famílias se possam desenvolver num ambiente mais favorável. O Serviço de Atenção à Família está presente em Évora, Funchal, Lisboa e Manique.
  • Escolas Sócio DesportivasAs Escolas Sócio Desportivas são o resultado de uma parceria, iniciada em 2010, entre a Fundação Real Madrid, a Procuradoria das Missões Salesianas de Espanha e a Fundação Salesianos para a criação de um projeto educativo através do desporto para crianças e jovens em contextos de fragilidade social. Desta união surgiram três escolas: Funchal, Manique e Mindelo (Cabo Verde).
  • Lar de Infância e JuventudeO Lar de Infância e Juventude de Mirandela acolhe utentes em situação de vulnerabilidade, proporcionando uma estrutura residencial e condições para a satisfação das necessidades básicas, promovendo também a sua socialização e a sua estabilidade afetiva.
  • Formação ProfissionalO SolSal Porto é um projeto de inclusão social de crianças e jovens dos 10 aos 16 anos e de promoção da empregabilidade de jovens dos 18 aos 30 anos, em situação socialmente vulnerável, utilizando o desporto, a arte e a natureza como instrumento de trabalho potenciador do desenvolvimento pessoal dos participantes.
  • Missão Dom Bosco - Missões SalesianasA Missão Dom Bosco apoia financeiramente projetos nacionais e internacionais que visam dar respostas sociais adequadas às crianças e jovens vulneráveis e suas famílias, sobretudo no que respeita ao acesso à educação, proteção, nutrição e apoio psicológico. Através das missões salesianas no mundo, a Fundação Salesianos contribui para várias ações e programas em países em desenvolvimento, destinados a crianças e jovens sem acesso a ensino de qualidade e com condições de vida desfavoráveis a um crescimento saudável e integral.

Perguntas frequentes

O que significa consignar 0,5% do meu IRS?

Ao preencher a sua declaração de IRS pode destinar 0,5% do valor liquidado a uma instituição à sua escolha, sem qualquer custo para si, pois o montante é financiado pelo orçamento de estado. 

Como posso saber qual o valor que estou a doar?

Deve multiplicar os 0,5%, pelo total do seu imposto liquidado/apurado, ou seja, o valor a pagar ao Estado. Por exemplo: 0,5% x 6.000€ = 30 euros. O Estado vai entregar à Fundação Salesianos 30 euros, graças ao seu gesto solidário

Como devo preencher a minha declaração de IRS para ajudar?

Para apoiar a Fundação Salesianos basta preencher o quadro 11 do modelo 3 com o NIF 510 166 822 e escolher “IRS” ou “IRS e IVA”, caso queira prescindir do seu reembolso do IVA. No quadro das Entidades beneficiárias, por favor selecione a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública (art. 32.º n.º 6 da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho)”.

Sabia que pode fazer mais um donativo através do IVA?

Além de 0,5% do valor liquidado no seu IRS, pode também doar o benefício fiscal de 15% do IVA, derivado das faturas enquadradas num dos setores de atividade previstos no n.º 1 do artigo 78.º-F do Código do IRS. Se decidir prescindir desse valor, doando-o à Fundação Salesianos, basta colocar uma cruz, também, no quadrado do IVA. Neste caso não será reembolsado dos 15% do IVA suportado. Esse montante será destinado à Fundação Salesianos.

Para mais informações, por favor consulte www.portaldasfinancas.gov.pt.