SolSal do Porto alarga apoios e colabora com Juntas de Freguesia no apoio à população

O contexto atual e os constrangimentos que daí surgiram, no caso do Serviço Social dos Salesianos do Porto, apresentaram-se como uma oportunidade de conhecer melhor a realidade das nossas crianças e jovens. O Serviço SolSal do Porto alargou apoios e passa a colaborar com Juntas de Freguesia no apoio à população.

A equipa técnica do Serviço SolSal iniciou um contacto mais regular com todos os participantes, e essa regularidade, e o facto de conseguirmos “entrar” nas suas casas, permitiu observar as reais necessidades e o seu contexto familiar. Desde logo iniciámos um contacto diário e permanente com os mais novos que nos permitiu dar uma resposta relativamente à ocupação do tempo destas crianças, realizámos ações de mediação familiar, e identificámos e demos resposta à necessidade de dispositivos informáticos para acompanhamento escolar. Com a colaboração dos voluntários criámos uma resposta de apoio escolar, com ajuda na realização dos trabalhos de casa e acompanhamento da matéria escolar e ligação à escola de cada uma destas crianças.

Também identificámos necessidades alimentares nas famílias de alguns jovens e estabelecemos parcerias com algumas instituições para dar uma resposta imediata a este problema.

Relativamente aos jovens do projeto mantivemos o contacto e acompanhamento regular através de reuniões em videoconferência e lançando regularmente desafios individuais e de grupo. Em paralelo, para este grupo de jovens adultos foi criado um espaço de apoio social e psicológico. Desde o dia 22 de abril retomámos a nossa ação de formação utilizando as plataformas digitais.

Desde o início do confinamento, em março, o Serviço SolSal do Porto decidiu alargar a sua ação e sair do contexto de ação do projeto. Fomos para o território auscultando as Juntas de Freguesia sobre as necessidades existentes e estamos desde o início do mês de abril a distribuir medicação aos idosos da freguesia de Rio Tinto em situação de isolamento, e, na freguesia de Campanhã, iniciámos já no mês de maio a distribuição de alimentação pontual a famílias que não têm apoio de outras instituições, como é o caso de famílias de refugiados em situação ilegal.

Leia também  Edições Salesianas: Evangelho meditado

O serviço SolSal Porto abriu as suas portas em setembro de 2019. É um projeto de inclusão social de crianças e jovens dos 10 aos 16 anos e de promoção da empregabilidade de jovens dos 18 aos 30 anos, em situação socialmente vulnerável, utilizando o  desporto, a arte e a natureza como instrumento de trabalho potenciador do desenvolvimento pessoal dos participantes. Baseia a sua ação em três eixos principais, a formação profissional, as oficinas de capacitação pessoal e social e as oficinas lúdico-pedagógicas. O projeto oferece workshops de marketing pessoal, face painting, música, modelagem de balões, dança, magia, surf, canoagem, laser tag, paintball e orientação.

Artigos Relacionados