Salesianos do Funchal: Psicólogas orientam alunos e famílias com apoio à distância

Quatro dias por semana, durante duas horas, Filipa Rodrigues e Idalécia Henriques, psicólogas do Colégio dos Salesianos do Funchal, aguardam na “Sala da PSI” o contacto dos alunos. Desde o dia 20 de abril que o seu gabinete é uma sala virtual onde os alunos podem “entrar”, sem marcação, para conversar.

A ideia da criação da “Sala da PSI” surgiu numa reunião via “Zoom” dos Departamentos Psicopedagógicos da Fundação Salesianos no início do mês de abril. “Nessa reunião participaram elementos dos Departamentos Psicopedagógicos de todas as Escolas Salesianas e o objetivo era refletirmos acerca das estratégias de intervenção junto da comunidade escolar nesta fase de confinamento”, explica Filipa Rodrigues, coordenadora do Departamento Psicopedagógico do Funchal. “A colega psicóloga Clara Lino partilhou uma ideia semelhante a esta que realizava em Mogofores. Nós adaptámos à nossa realidade e funcionamos de um modo um pouco diferente”.

O serviço é prestado à distância aos alunos. Os alunos e os Encarregados de Educação receberam uma ID e uma password para acederem ao serviço quando necessário. Cerca de duas dezenas de alunos, de todos os ciclos de ensino, já recorreram ao serviço. A maioria já era acompanhada pelas psicólogas da escola antes do encerramento pela pandemia.

As principais queixas relacionam-se com a falta de socialização e de interação com colegas e professores. “Verbalizam muito cansaço de estar em casa. Falam no regresso. Como será”, afirma a psicóloga Filipa. As duas psicólogas tentam ajudar os alunos a gerir as emoções e o tempo disponível. O uso das tecnologias pelos jovens, ainda mais intensivo no período de confinamento, também preocupa as técnicas. “Temos reforçado a divulgação de estratégias de segurança online, bem como de prevenção de alguns fenómenos, em particular do cyberbullying, junto das famílias”.

Artigos Relacionados