Grupos Vocacionais vivem encontro “Especialíssimo”

“Encontros com Dom Bosco” – Especial Verão deste ano decorreu em Itália, em Turim e no Colle Dom Bosco.

Este ano, o desafio para os vários grupos vocacionais que se reúnem mensalmente nas diversas casas Salesianas, era preparar esta peregrinação aos “Lugares Santos” do nosso amado Pai, São João Bosco.

Turim tornou-se a grande meta dos “Encontros com Dom Bosco – Especial Verão”. Ir a Turim visitar os “Lugares Santos” salesianos é sempre uma oportunidade única e especial que motivou os grupos ao longo do ano, não só a reunir-se e encontrar-se, mas a preparar este “Especialíssimo”, como lhe chamamos.

Na primeira semana de julho rumámos até Itália. Éramos ao todo sessenta pessoas, entre salesianos, educadores e jovens, provenientes do norte e do sul, todos jovens muito animados e com muita vontade de conhecer mais Dom Bosco.

Ao longo destes dias fomos seguindo cronologicamente a vida de Dom Bosco. Começámos por isso n’Os Becchi e terminámos em Valdocco, podendo assim conhecer a vida, o sonho e a missão deste grande Santo e de vários Santos que rodearam a vida de Dom Bosco. É sempre interessante ver esta escola de santidade que, no meio de muitas dificuldades, Turim viu nascer. Fomos por isso nesses dias conhecendo e falando também de São José Cotolengo, São José Cafasso, São Domingos Sávio, São Luís Orione, São José Alamano, Beato Miguel Rua, Beato Filipe Rinaldi, Venerável Mãe Margarida.

Neste ano em que o Reitor-Mor nos desafia à Santidade, esta peregrinação tornou-se um apelo a viver nesta mesma escola de Santos, e a descobrir mais e melhor a proposta espiritual que São João Bosco continua a fazer através do seu programa de vida baseado na Eucaristia, na Confissão, na Alegria, no serviço generoso, na devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, na vivência eclesial em comunhão com o Papa, na santidade do quotidiano e nas pequenas coisas.

Leia também  “Don Bosco International” presente no Fórum Social Porto 2023

Visitar e conhecer, a par e passo, a vida de Dom Bosco, ajuda-nos a perceber como estas intuições foram sendo apreendidas no seu percurso de vida, e como se tornam ainda hoje inspiração para todos nós. Há lugares que falam por si mesmo: a simplicidade d’Os Becchi, o Seminário de Chieri, as ruas, as praças, os jovens, as fábricas de Turim, a grandiosa e belíssima Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora construída por Dom Bosco, totalmente fruto da providência divina, ajudam-nos a perceber que Deus tem projetos grandiosos para todos nós e que somos herdeiros de um grande Santo da Igreja Católica.

A sua pedagogia centrada na bondade, no esforço, na dedicação, ajuda-nos a perceber que o sonho da pastorinha continua hoje vivo. Tantos jovens que se tinham transformado em cordeiros no sonho dos nove anos, são hoje convidados a serem também eles pastores.

Foi um encontro vocacional que ajudou também a conhecer uma família de famílias religiosas, que Dom Bosco fundou, feita de vários grupos e movimentos que se baseiam no mesmo carisma fundacional. Foi por isso tempo de conhecer melhor os Salesianos Cooperadores (SC) os Voluntários com Dom Bosco (VCD) os Associados de Maria Auxiliadora (ADMA), etc. Dom Bosco precisa hoje de todos nós e na sua família todos temos lugar, se como ele nos sentimos desafiados a dar a vida pelos jovens.

Para estes adolescentes e jovens foram dias muito especiais de alegria, oração, convívio, descoberta e discernimento vocacional. Foi também significativo que um dos jovens dos “Encontros com Dom Bosco”, nesse mesmo dia 1 de julho, no Colle, iniciou o curso de pré-noviços salesianos que decorreu na mesma altura. Foi uma alegria imensa ver um dos nossos jovens portugueses a começar assim a sua vida salesiana como Dom Bosco. Uma peregrinação que fez história para todos aqueles que participaram.

Leia também  Família Salesiana: nomeados os Delegados Mundiais

Aos que não foram, e que estão a ler esta crónica, fica o desafio: se um dia puderes, visita estes lugares. Mas o grande convite é sonhar e rezar, como fazia Dom Bosco, a tua vocação, o teu lugar e missão no coração da Igreja. Hoje, como nunca, são precisos “Dom Boscos” que se entreguem de alma e coração para falar ao coração, evangelizar, educar, estar, ouvir, acompanhar, alegrar e dar esperança a tantos jovens que vivem sem sentido e sem amor na vida. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 576 de Setembro/Outubro de 2019

Artigos Relacionados