Pe. Pedrosa Ferreira

Faleceu o Pe. José Pedrosa Ferreira

Vimos comunicar a morte do Pe. José Pedrosa Ferreira. Após doença prolongada, faleceu ontem à noite, 22 de abril, em Manique.

Depois de um longo internamento no hospital de Cascais, por motivo de uma forte infeção renal, tinha regressado a casa com ligeira melhoria. Mas não resistiu a uma súbita paragem cardíaca. Em 2020, o Pe. Pedrosa foi trazido da comunidade do Porto para a Residência Artémides Zatti, porque estava dependente de continuados cuidados médicos e de enfermagem.

O Pe. José Pedrosa nasceu em 1938 em Monte Redondo – Leiria. Professou como Salesiano em 1959 e foi ordenado Presbítero em 1970. Desde esse ano até 2017, na sua vida e atividade esteve sempre ligado à Obra das Edições Salesianas nas suas diversas vertentes. A par da catequese, a “boa imprensa” foi a grande paixão do Pe. Pedrosa, dedicando dessa forma a sua vida a uma das principais missões que Dom Bosco nos deixou. Era ainda estudante de Teologia, em 1969, e já os seus artigos de caráter eclesial, no pós-Vaticano II, eram publicados em jornais de divulgação nacional. Daí para diante, cerca de 130 livros foram editados com a chancela “Pedrosa Ferreira” na área da educação, da catequese, da evangelização, escritos em linguagem simples, direta, popular, e alinhados com o espírito de renovação da Igreja. Muito lhe devem também a revista “Juvenil” e o jornal “Cavaleiro da Imaculada”. Por essas vias, muito beneficiou a difusão do nome salesiano em Portugal.

Pedimos a Deus que suscite entre nós novas vocações que sigam os passos do Pe. Pedrosa no campo da boa imprensa.

Purificado pela doença que nos últimos anos o consumiu, o Pe. José Pedrosa goza já certamente das perenes alegrias pascais.

Leia também  Coronavírus - COVID 19 - Recomendações gerais da Fundação Salesianos

Lisboa, 23 de abril de 2024

Secretaria Provincial

Artigos Relacionados