Ordenação Episcopal

Ordenação Episcopal: D. Ángel Fernández Artime ordenado Bispo da Igreja Católica

O Cardeal D. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana e Arcebispo Titular eleito de Ursona, recebeu no último sábado, dia 20 de abril, a Ordenação Episcopal.

A ordenação foi presidida pelo Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito em Itália e na República de São Marino, e foram também ordenantes os salesianos Cardeal D. Cristóbal López Romero, Arcebispo de Rabat, e o Bispo Emérito de Gante, na Bélgica, D. Luc Van Looy.

A Basílica de Santa Maria Maior recebeu a celebração. Na homilia, citando o Papa Francisco, o Cardeal Tscherrig referiu que “tornar-se Bispo implica uma escolha missionária capaz de transformar tudo”. “A vida cresce quando se doa, enquanto que, no isolamento e no conforto, ela fenece. Realmente, aqueles que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da praia e se entusiasmam com a missão de comunicar a vida aos outros”, continuou.

Participaram também na celebração os Conselheiros Gerais Salesianos, vários Provinciais da Família Salesiana – incluindo o Pe. Tarcízio Morais, Superior da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, e o Pe. José Aníbal Mendonça, Superior da Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana –, vários Cardeais, Arcebispos e Bispos, entre eles o Cardeal Konrad Krajewski, Esmoleiro Apostólico.

No mesmo dia da Ordenação Episcopal do Cardeal Ángel Fernández Artime, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco comunicou aos Irmãos Salesianos o decreto “Deroga” do Papa Francisco que autoriza o D. Ángel a continuar a sua função de Reitor-Mor por mais alguns meses, após a Ordenação Episcopal. D. Ángel Fernández Artime terminará o seu serviço como Reitor-Mor na noite de 16 de agosto de 2024, após a celebração do 209.º Aniversário de Nascimento de São João Bosco, no Colle Don Bosco, no contexto da conclusão do Sínodo dos Jovens e das celebrações do bicentenário do Sonho dos Nove Anos.

Leia também  Vaticano: Padre Attard entre os consultores do Dicastério para os Leigos

O Pe. Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação Salesiana (eleito Reitor-Mor pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2020), foi criado Cardeal pelo Papa Francisco após o Ângelus de domingo de 9 de julho de 2023, e recebeu o barrete e o anel cardinalício no Consistório Público Ordinário de 30 de setembro do mesmo ano.

No dia 4 de outubro recebeu o seu primeiro cargo na Cúria Romana, ao ser nomeado membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A 17 de dezembro de 2023 tomou posse da Diaconia de Santa Maria Auxiliadora, na Via Tuscolana, confiada pelo Pontífice.

O Pe. Ángel Fernández Artime, 63 anos, nasceu a 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco Oviedo, Espanha. Fez a primeira profissão a 3 de setembro de 1978 em Mohernando, Guadalajara, e a profissão perpétua a 17 de junho de 1984 em Santiago de Compostela, tendo sido ordenado sacerdote a 4 de julho de 1987 em Leão, província da qual é originário.

O seu mandato como Superior Geral da Congregação Salesiana termina no dia 16 de agosto de 2024.

Artigos Relacionados