“Don Bosco International” presente no Fórum Social Porto 2023

O “Don Bosco International”, órgão representativo dos Salesianos de Dom Bosco junto das instituições da União Europeia, participou no Fórum Social do Porto, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio. O encontro de dois dias juntou no Pavilhão Rosa Mota representantes das instituições europeias, dos Estados-Membros, das organizações da sociedade civil e dos parceiros sociais, e vários membros do Governo, incluindo o Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

No dia 26 de maio de 2023, a Secretária Executiva do “Don Bosco International”, Sara Sechi, teve o prazer de participar no dia de abertura do Fórum Social do Porto 2023, organizado pelo Governo Português com o apoio da Comissão Europeia.

O Fórum Social do Porto sucede à Cimeira Social do Porto que decorreu também no Porto, durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021. Além de avaliar e acompanhar os instrumentos de coordenação das políticas económicas e sociais existentes, a conferência europeia bienal permitiu acompanhar os resultados do programa “Garantia para a Infância” e dos planos de ação nacionais, acompanhando a sua implementação e introduzindo novas prioridades de acordo com a evolução do contexto económico, social e político da Europa.

Durante a conferência, os representantes das instituições europeias, dos Estados-Membros, das organizações da sociedade civil e dos parceiros sociais, tiveram a oportunidade de partilhar pontos de reflexão e experiências sobre a proteção e inclusão social das crianças.

Dados do Eurostat mostram que a situação na Europa ainda é alarmante: uma em cada quatro crianças está atualmente em risco de pobreza. As organizações da sociedade civil sublinharam a urgência de ação e a necessidade de investimento para enfrentar a pobreza infantil no contexto dos desafios globais atuais e futuros.

Leia também  Cardeal Tolentino Mendonça nomeado prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação

Uma atenção especial foi dedicada ao ensino e à formação profissional enquanto instrumento eficaz para melhorar a inclusão social.

O DBI, órgão representativo dos Salesianos de Dom Bosco junto das instituições da União Europeia, contribuiu para a discussão como membro da Aliança Europeia para o Investimento na Criança, que publicou várias recomendações numa declaração conjunta “Nenhuma criança deve experimentar a pobreza e exclusão social numa Europa social”.

Para erradicar a pobreza infantil, a Aliança exortou os Estados-membros da UE a:

  • apresentar e implementar sólidos Planos de Ação Nacionais de Garantia da Infância;
  • envolver as crianças e todas as partes interessadas na sua implementação;
  • garantir financiamentos adicionais para apoiar as crianças e suas famílias.

Um pequeno espaço foi dado à participação dos jovens, e dois deles tiveram oportunidade de partilhar publicamente as suas experiências formativas, bem como seus sonhos e planos futuros após as dificuldades que encontraram durante a pandemia.

Na mesma ocasião, Sara Sechi visitou o colégio dos Salesianos do Porto, escola salesiana que oferece educação de qualidade a crianças e adolescentes com abordagens inovadoras. Em conversa com o Pe. José Cordeiro, Diretor do Colégio, e João Ensina, Coordenador da Pastoral Juvenil, trocou ideias sobre os desafios atuais no campo da educação, pobreza e diálogo com as famílias.

Artigos Relacionados