Festas de Nossa Senhora Auxiliadora animam presenças salesianas

“Foi Ela que fez tudo!” Nas obras salesianas espalhadas por 134 países, o dia 24 de maio, Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, é uma das datas mais importantes do ano. Este ano nas casas salesianas de Portugal e Cabo Verde a festa foi vivida com alegria e devoção.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora de Mogofores encheu-se no dia 24 de maio de juventude e de vida. À frente de todos estava o pequeno grupo de alunos do 1.º ciclo. A assembleia estava numa atitude muito digna e participativa: cantou, rezou, proclamou a Palavra de Deus com clareza e dignidade e aproximou-se, com devota atitude, da sagrada comunhão. No final, uma Ave Maria, tocada pelo violino, emocionou a assembleia. O canto final a Nossa Senhora foi vibrante. A festa em Mogofores continuou no Ginásio com uma sessão cultural preparada pelos alunos e no exterior com atividades desportivas durante a tarde.

A Associação dos Devotos da Maria Auxiliadora de Mogofores celebrou a Eucaristia de festa, às 20.30h, e a  Promessa de quatro novos aspirantes.

Em Cabo Verde a festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi comemorada em vários dias. No dia 22 foi celebrada aEucaristia na Comunidade de Eito, Santo Antão, onde os Salesianos têm a funcionar desde o final do ano passado o “Oratório Dom Bosco”. Nos dias 23, 25 e 26 foram celebradas várias Eucaristias em honra de Nossa Senhora em S. Vicente: no dia 23 com os amigos da obra e Família Salesiana, com os alunos do 1.º ciclo, 8.º, 9.º e 10.º anos no dia 25, e para os do 5.º , 6.º , 7.º, 8.º , 11.º e 12.º anos no dia 26 de maio.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora nos Salesianos do Estoril também foi antecipada e no dia 21 de maio foi celebrada a Eucaristia em ação de graças pelo percurso dos finalistas. O Pré-Escolar e o 1.º ciclo assinalaram o dia com um momento de oração no bosque, e com muitas dinâmicas e concluíram o dia com um peddy paper. O 2.º ciclo também participou num peddy paper e na Missão M. O 3.º ciclo participou numa atividade de expressão plástica e o secundário dinamizou um karaoke. O dia ficou ainda marcado por um momento de família, via “Zoom”, que juntou todas as turmas da escola, com um momento de oração, música e animação.

Leia também  Serviços Sociais Salesianos assinalaram Dia SolSal

No Funchal o dia 24 de maio começou com uma atividade especial nos “bons-dias”. Os alunos fizeram pedidos pessoais a Maria Auxiliadora, deixando por escrito no verso de uma fotografia sua.  No final, as fotografias de todos os alunos foram coladas num mural alusivo a esse dia tão especial para todos os salesianos. No dia 26 de maio durante a manhã, a Eucaristia presidida pelo diretor, Pe. José Jorge, foi transmitida em direto a partir do auditório para todas as salas de aula. O coro do 1.º Ciclo animou a Missa e todos viveram o momento de oração e agradecimento a Nossa Senhora Auxiliadora com serenidade e fé. De seguida, as 35 turmas do colégio construíram tapetes de flores de papel no pátio da escola em homenagem a Nossa Senhora, mestra, guia, refúgio, a Auxiliadora.

Em Lisboa a festa deste ano, no dia 24 de maio, teve a especial presença do Pe. Gildásio Santos, Conselheiro Geral dos Salesianos para a Comunicação Social, em visita à casa e que presidiu à Missa. No pátio do primeiro ciclo os finalistas assistiram à Eucaristia, enquanto os restantes alunos estavam nas respetivas salas de aula e acompanharam com os seus professores e educadores a transmissão da celebração.
O testemunho dos finalistas, lido no final da Eucaristia para toda a escola, também foi uma homenagem a Maria Auxiliadora: «Como dizia São João Bosco, “Sempre que um jovem passa os portões dos Salesianos é protegido pelo manto de Nossa Senhora Auxiliadora”, e, se nos permitem, de tantos outros, como a família que aqui se constrói enraizada no espírito do amor e solidariedade que só Jesus e a Igreja conseguem albergar. Assim fica um agradecimento especial a Dom Bosco e a Nossa Senhora Auxiliadora, que guiaram o nosso caminho!»
O resto do dia foi marcado pela alegria dos jogos, dos debates cinematográficos, da construção de vitrais alusivos a Nossa Senhora, entre tantas outras propostas.

Leia também  Salesianos do Estoril abrem portas e acolhem candidatos ao próximo ano letivo

No bairro operário integrado na paróquia de S. João Bosco em Mirandela a data foi assinalada com a inauguração e bênção de um pequeno monumento a Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença de autoridades locais e alguns paroquianos. O pároco, Pe. João de Brito Carvalho, no momento da bênção, invocou a bênção de Deus e a proteção materna de Nossa Senhora Auxiliadora para todos os habitantes da cidade de Mirandela. O projeto foi apoiado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia. 

No dia 26 de maio celebrou-se a festa de Nossa Senhora na escola dos Salesianos de Manique. A missa festiva, dividida em três turnos, no pavilhão da Escola, foi muito apreciada por todos, apesar das saudades da celebração e do encontro conjunto. O resto do dia foi de festa, convívio e alegria, com atividades diversas para as várias idades. A festa foi antecedida da preparação, de 17 a 21 de maio, quando os alunos puderam fazer o momento de revisão de vida e a confissão individual.

No Porto, a Festa da escola em honra de Maria, Auxiliadora dos Cristãos, vai decorrer no dia 1 de junho. No entanto, a data foi assinalada pelo diretor, Pe. José Cordeiro, que levou o pequeno andor com a Imagem de Maria Auxiliadora às salas dos alunos mais novos. A Capela da escola também acolheu os alunos que A quiseram homenagear junto à sua imagem.

Fotografia: Maria Correa
Fotografia: Sérgio Fraga

Artigos Relacionados