Serviços Sociais Salesianos assinalaram Dia SolSal

No dia 3 de novembro os Serviços Sociais dos Salesianos de Évora e de Lisboa assinalaram o Dia SolSal – Solidariedade Salesiana. Entre abraços, a abertura de dois novos programas, ações de divulgação e uma festa com o encontro das Famílias, Voluntários, Comunidade Salesiana e Técnicos, o SolSal celebrou 15 anos.

O Dia SolSal comemora-se no dia 3 de novembro desde 2016, mas a história do SolSal Lisboa teve a sua primeira página em 2008. Nestes primeiros 15 anos de história, foram já milhares os encontros de corações que, sob o legado protetor de São João Bosco, foram permitindo cuidar de tantas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco e perigo, assim como as suas famílias.

Este ano educativo-pastoral, são doze as principais ações do SolSal Lisboa e, destas, duas são novas na história destes 15 anos: o GPS – Guia de Protagonismo Juvenil; e o Programa de Aprendizagem Colaborativa Entre Pares.

No GPS – Guia de Protagonismo Juvenil, através de um acompanhamento próximo e individual, os jovens são acompanhados na definição e na concretização de projetos de vida escolares, pessoais e/ou profissionais, através da exploração de interesses e de preferências profissionais e do desenvolvimento de aptidões e potencialidades. A ação promove a construção de projetos de vida, onde o protagonismo juvenil é estimulado e potenciado.

Por sua vez, o Programa de Aprendizagem Colaborativa entre Pares consiste em sessões de estudo em pequenos grupos, baseadas na interdependência positiva e na responsabilidade compartilhada entre os jovens, com vista o alcance de um maior envolvimento escolar dos participantes. A metodologia do programa promove a cooperação, a participação e o protagonismo de cada jovem, procurando facilitar, desta forma, o seu processo de ensino-aprendizagem.

Este ano, no Dia SolSal, o serviço dinamizou a atividade “Passo Abraço”. Ao longo do dia, foram colocados a circular 33 abraços – número da porta da casa SolSal Lisboa. Estes 33 abraços multiplicaram-se em centenas, envolvendo toda a comunidade educativa-pastoral dos Salesianos de Lisboa. Tal como os abraços que são o encontro de dois corações, também as crianças, os jovens e as famílias que passaram pelos 15 anos da história SolSal fizeram multiplicar o bem que receberam, nas suas vidas e nas vidas das pessoas que tocaram.

Na Comunidade Educativo-Pastoral de Évora viveu-se o Dia SolSal com grande alegria. As crianças da Creche e do Pré-Escolar aprenderam o que é “solidariedade”, o que é o SolSal, porque é importante sermos solidários e a importância do Serviço Social na Comunidade Educativa-Pastoral dos Salesianos de Évora. Os mais pequenos entregaram ainda os alimentos que recolhidos na Semana da Alimentação.

Leia também  Coro ESSA e Vozes do Mar em concerto no início de ano novo

O “bom dia” geral do 2.º e 3.º Ciclos foi dedicado a Mãe Margarida. Os alunos conheceram Mãe Margarida de forma mais aprofundada e ficaram a saber porque se associa a ela a data de 3 de novembro e o Dia do SolSal.

Foi lançada a Caminhada Solidária, que se realizará no dia 12 de novembro, cujos valores das inscrições irão reverter na totalidade a favor do projeto social SAF de Évora, Serviço de Atenção à Família.

O dia terminou em festa com o encontro das Famílias, Voluntários, Comunidade Salesiana e Técnicos para a comemoração deste dia. Como verdadeira Família houve partilha de conhecimento, partilha de experiências de vida, jogos, brincadeiras e muita festa.

Neste dia fez-se SolSal – Solidariedade Salesiana.

Artigos Relacionados