35.ª Peregrinação da Família Salesiana a Mogofores

O dia 24 de outubro acordou muito lindo ainda que com uma brisa fria. Os peregrinos da Família Salesiana iam chegando e não deixavam de exclamar: “Já tínhamos saudades de vir aqui”.

Em breve o pátio do Colégio Salesiano, lugar da receção dos peregrinos, foi-se enchendo e às 9h45, antes da Oração da Manhã, rezada no amplo Ginásio, o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, deu as boas-vindas aos cerca de 300 peregrinos para a 35.ª Peregrinação da Família Salesiana a Mogofores.

Pelas 10h00, o Pe. Álvaro Lago dissertou sobre o tema “Com Maria, testemunhamos o Amor”. Uma maravilha que a todos encantou. Maria peregrina da casa de Isabel. A Senhora da Visitação, como lhe chamou, é proposta para a Igreja de hoje. Disse ainda que o contexto da Jornada Mundial da Juventude, que estamos a preparar, é um tempo de Visitação. E acrescentou: a Senhora da Visitação é a Senhora do olhar e da escuta, da fé e da “missionaridade”. Tema sucinto e profundo, tratado com pensamento e com alma.

Depois de um curto intervalo, o Santuário encheu-se de peregrinos para a Eucaristia. Cerca de 16 sacerdotes concelebraram com o Provincial. O coro da Paróquia de Mirandela, acompanhado pelo magnífico órgão de tubos do Santuário, tocado pelo João Ensina, fez cantar e vibrar a numerosa assembleia.

Na homilia, o Provincial, conjugando a Palavra da liturgia do XXX Domingo comum, com os temas da Peregrinação e o Dia das Missões, convidou os presentes a fazer como o cego do Evangelho. “Dar o salto e ir ao encontro de Jesus, Luz não só para a vida dos nossos olhos, mas Luz para a Igreja atual no caminho missionário que ela procura percorrer, na fidelidade a Jesus, saindo como Maria ao encontro dos seus filhos”.

Leia também  Alunos dos Salesianos de Mogofores celebram o Tríduo Pascal

A hora do almoço foi de alegre e desejado convívio. Espalhados pela quinta dos Salesianos de Mogofores, ou nas mesas do pórtico do Colégio, partilhou-se o farnel com generosidade e alegria. A banda de Poiares alegrou ainda mais o ambiente com algumas peças musicais.

Eram 14h45. Reunidos no adro do Santuário, os peregrinos iniciam uma Procissão pelas ruas de Mogofores. Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Mãe de Caná eram os dois andores, devotamente levados aos ombros de generosos e devotos voluntários. A Família Salesiana com os seus numerosos estandartes, dava um especial brilho à procissão. Em todo o percurso foi rezado o terço, entremeado com a música a propósito da banda de Poiares.

Às 16 horas, o Santuário voltou a encher-se para a Bênção do Santíssimo, Renovação das Promessas dos Salesianos Cooperadores e ADMA.

Ao Pe. Provincial coube encerrar esta 35.ª Peregrinação da Família Salesiana a Mogofores com palavras de agradecimento aos peregrinos, exortação a conservar no coração e exercitar na vida o que foi a riqueza espiritual deste dia.

Artigos Relacionados