Retiro Quaresma 2024

“… Ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração”: Família Salesiana realiza retiros quaresmais

Os diferentes grupos da Família Salesiana unem-se em retiro para a preparação da Páscoa. Em preparação da festa cristã, várias dezenas de fiéis ligados às presenças salesianas de norte a sul do país e de Cabo Verde participaram nos encontros.

Os retiros quaresmais são momentos ricos e profundos de penitência, de oração e de conversão, de vivência do Mistério Pascal, do encontro interior e do encontro com Cristo.

Em preparação para a Festa Pascal, as comunidades dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora participaram em grande número nos encontros deste ano.

O mote escolhido para esta Quaresma foi o deserto: “(…) Ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração” Oseias 2, 16.

O dia tem início com a Oração de Laudes, à qual se segue a apresentação do itinerário de reflexão e o Tempo Penitencial e de Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, a Via-Sacra e a Eucaristia.

Nos Salesianos de Manique, 130 participantes de Cascais, Estoril, Manique e Monte Estoril viveram o seu encontro no dia 2 de março. A casa salesiana de Évora, por sua vez, acolheu, no dia 3, o retiro para a Família Salesiana de Évora, Setúbal e Vendas Novas com 70 participantes. No norte, em Mirandela, foram 45 os membros da Família de Mirandela e Poiares que partilharam o retiro no dia 9. No mesmo dia, mas em Cabo Verde, também a Família Salesiana local realizou o retiro para cerca de 40 pessoas.

Funchal, Cabo Verde, Mogofores e Porto acolhem os próximos retiros quaresmais.

retiros
retiros

Artigos Relacionados