Formação sobre o Oratório – Centro Juvenil Salesiano reforça colaboração em rede

No dia 24 de abril realizou-se, a nível mundial, a apresentação do novo documento sobre o Oratório – Centro Juvenil Salesiano. Uma formação que decorreu em dois momentos, um de manhã e outro ao fim da tarde, para que houvesse a maior participação possível a nível mundial.

O documento, que já tinha sido publicado a 8 de dezembro de 2023, teve agora a sua oficial apresentação aos vários colaboradores e responsáveis das Comunidades Educativo-Pastorais dos Oratórios Salesianos-Centros Juvenis, de todas as províncias ao redor do mundo: animadores, educadores, leigos, salesianos que coordenam e dirigem a realidade pastoral.

Quase todas as presenças Salesianas de Portugal estiveram presentes na formação e puderam conhecer alguns exemplos de obras salesianas de vários pontos do mundo. Os oratórios de Valdocco, em Itália, México, de Espanha-Atocha, de Tondo, nas Filipinas, e de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, foram os exemplos apresentados de boas práticas de Oratórios e Centros Juvenis Salesianos.

Oratório de Atocha, Espanha

Todos estes centros, com as suas características específicas, apresentam um modelo salesiano que se quer adotar em outras realidades.

A criação de novos Oratórios e Centro Juvenis foi igualmente um dos objetivos desta formação, bem como reforçar a importância de se apostar na formação de leigos e animadores pastorais para estes ambientes.

O principal objetivo do lançamento do documento é confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Oratório Centro-Juvenil Salesiano.

Este encontro, de acordo com a organização, marca o início de um processo de conhecimento, comunhão e partilha entre todos os participantes, um processo que vai fortalecer o trabalho em rede, qualificar os procedimentos de formação e facilitar a partilha de boas práticas entre os Oratórios-Centros Juvenis de todo o Mundo Salesiano.

Artigos Relacionados