Alunos dos Salesianos de Mogofores celebram o Tríduo Pascal

Os alunos dos Salesianos de Mogofores celebraram o Tríduo Pascal. Atividade decorreu entre 13 e 16 de abril, com a participação de 21 jovens e vários salesianos da comunidade que se juntaram em vários momentos informais no pátio.

No dia 13 de abril, quarta-feira da Semana Santa, teve início nos Salesianos de Mogofores a missão Páscoa (con)VIDA, que permitiu refletir sobre a essência da celebração da Páscoa.

A atividade teve três momentos: a experiência de vida comunitária, ao estilo da primeira comunidade cristã, com a comunidade salesiana e com a comunidade cristã de Mogofores; atividades de serviço, com os alunos a dedicarem-se ao melhoramento, pintura e limpeza de alguns espaços da escola; e participação nas celebrações do tríduo pascal na comunidade eclesial e animação da via-sacra nas ruas de Mogofores.

Mais do que um tempo de férias, a Páscoa é o tempo que celebra a morte e a ressurreição de Jesus e que merece uma reflexão profunda. Ao longo dos dias, a reflexão foi feita em grupo e foi, sem dúvida, um grande desafio, como saber viver em comunidade, aprender a servi-la e escutar o outro. Um dos objetivos deste encontro de jovens foi a sensibilização para o companheirismo, para a importância da Eucaristia, para a entrega ao próximo, para o agradecimento – porque não basta dizer apenas “obrigado” – e para o espírito de grupo. Foi notório o envolvimento de cada um. Os alunos dedicaram menos tempo à autorreflexão porque, nestes dias, era mais profícuo meditar sobre atitudes, analisar decisões e ponderar sobre sentimentos bons e menos bons. Durante os dias da atividade, vividos de forma única e memorável, os jovens pintaram, cozinharam, arrumaram, riram, jogaram, serviram e aprenderam. Os participantes reconheceram o quão gratificante é escutar a Palavra na Eucaristia, porque escutar é diferente de ouvir. A crença é vivida de forma diferente de pessoa para pessoa, porque a Fé, também ela, é uma escolha de cada um.

Leia também  Família Missionária Verbum Dei sugere filmes para maratona de cinema

Artigos Relacionados