Desporto, amizade, ecologia e fair-play marcaram os XXVIII Jogos Nacionais Salesianos

Competição chegou ao fim com reforço dos laços de amizade e dos valores essenciais da pedagogia salesiana. Ao longo de quatro dias, mais de mil atletas das várias presenças salesianas do País competiram nas modalidades de Futsal, Basquetebol, Voleibol, Ténis de Mesa, Natação e Xadrez. A edição de 2025 já tem data marcada, vai decorrer de 24 a 27 de abril no Funchal.

Sob o lema “Somos amigos. Entre vós, sinto-me bem”, os atletas das comunidades educativo-pastorais de Arcozelo, Évora, Cascais, Funchal, Lisboa, Manique, Mirandela, Porto e do Estoril, defrontaram-se nas várias modalidades em prova na 28.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. Desporto, amizade, ecologia e fair-play marcaram os XXVIII Jogos Nacionais Salesianos e reforçaram os laços de amizade entre alunos das várias casas dos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora em prova.

A abertura oficial dos XXVIII Jogos Nacionais Salesianos, no dia 25 de abril, teve lugar no pátio central dos Salesianos do Estoril e contou com a presença do Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais, da Provincial das Salesianas, Irmã Deolinda Teixeira, de D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa,do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e do diretor dos Salesianos do Estoril, Pe. João Chaves, bem como salesianos de várias presenças, patrocinadores e convidados. 

Desenhada mediante uma narrativa que apelou e incentivou a um estilo de vida “contemplativo e sóbrio”, que leve à “superação da deterioração das relações humanas e do Planeta”, esta cerimónia pretendeu promover, entre os jovens, e através de apresentações de dança e projeção de imagem, “um novo modelo de relacionamento” que vá além do individualismo, em favor da solidariedade, da responsabilidade e do cuidado.  

“Somos amigos”, talento e fair-play 

Dirigindo-se a todos, o Pe. João Chaves recordou os desafios e conflitos do mundo atual e destacou a proposta feita por esta edição dos Jogos Nacionais: “Somos amigos. Entre vós, sinto-me bem”, reafirmando que gostaria que ela pudesse ser “um reafirmar dos grandes valores da fraternidade universal e da amizade entre culturas e gerações que o Papa Francisco recorda frequentemente”. Mais do que uma “mera” competição desportiva, os Jogos Nacionais, recordou, representam uma oportunidade para que todos se encontrem e estabeleçam “laços de amizade e vivenciem os valores essenciais da pedagogia salesiana”.

Leia também  Reunião de Delegados Europeus: Barcelona “Capital” da Pastoral Juvenil Salesiana

O Provincial, Pe. Tarcízio Morais, destacou o facto de qualquer atividade desportiva exigir “lealdade na competição, respeito, sentido de solidariedade e altruísmo, mas também alegria, satisfação e celebração”. Para o Provincial, tudo isto pressupõe um “caminho de autêntico amadurecimento humano, feito de renúncia, de tenacidade, de paciência e, sobretudo, de humildade no esforço de cada dia, que não é aplaudida, mas que é o segredo da vitória”.

Esta mensagem esteve presente em várias intervenções ao longo da competição. 

Desperdício mínimo 

Esta edição dos JNS destacou-se também pelo envolvimento da Associação de Pais dos Salesianos Estoril (APESSA) na organização do evento. Os responsáveis da APESSA esperam que o sucesso da experiência seja um incentivo a que “mais pais” participem e opinem no espaço escolar. “Tudo em prol dos nossos educandos”, afirmaram. 

Outro elemento que marcou estes Jogos foram as diversas iniciativas implementadas para assegurar desperdício mínimo no refeitório e bar; a aposta em materiais reciclados – troféus e medalhas em madeira, bem como a opção por pano para os kits procurando evitar o recurso a materiais não recicláveis; a redução do consumo de plástico, a promoção da reciclagem, bem como o uso responsável dos recursos naturais; pontos de reciclagem acessíveis em todos os espaços; o uso racional de água – pontos de acesso acessíveis e equipados de forma a evitar desperdício. 

Também de sublinhar a participação do Musicentro do Salesianos do Estoril em vários momentos de festa nos dias dos jogos.

O voluntariado foi também entendido como um compromisso prioritário, envolvendo um total de 170 voluntários alunos, pais e educadores, com a intenção de promover, entre os jovens, “um novo modelo de relacionamento” que vá além do individualismo, em favor da solidariedade, da responsabilidade e do cuidado. 

“É bom celebrarmos a alegria do desporto e da amizade” 

Leia também  Coordenadores de Pastoral dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora programam próximo ano

Na Eucaristia do último dia, o Provincial salientou durante a homilia a importância do desporto como instrumento de formação integral dos jovens, promovendo valores como a amizade, o respeito, o fair-play e o espírito de equipa. “É bom celebrarmos a alegria do desporto e da amizade”, referiu. Recordando o Evangelho, o Provincial fez uma analogia com o desporto “Se nos exercitarmos, se treinarmos bem, se nos superarmos a nós próprios, vamos dar muito fruto”. 

Depois da Missa teve lugar a cerimónia de encerramento que arrancou com um vídeo ilustrativo dos XXVIII Jogos Nacionais Salesianos, seguiram-se três apresentações de dança e a entrega dos prémios aos vencedores das diversas modalidades desportivas. 

Na mensagem final, o diretor Pe. João Chaves agradeceu a toda a Comunidade Educativa dos Salesianos do Estoril, salesianos, educadores, colaboradores, famílias, antigos alunos, voluntários e amigos pela colaboração na realização do evento. 

“Entre vós, sinto-me bem! Assim dizia o lema destes Jogos Nacionais e, no final desta vigésima oitava edição, como é bom poder dizer: aqui sentimo-nos todos muito bem. Aqui fomos amigos! Aqui viemos e crescemos! Aqui, entre todos, fizemos experiência da verdadeira fraternidade e amizade, construímos pontes, abrimos novos caminhos de esperança”, referiu. 

Como é tradição, no encerramento foi feito o anúncio da casa anfitriã da próxima edição, que vai decorrer de 24 a 27 de abril no Funchal, e a entrega da bandeira do Jogos Nacionais ao diretor dos Salesianos do Funchal, Pe. José Jorge.  

Os detalhes de todos os jogos, por modalidade e escalão, com os resultados das várias provas, estão disponíveis no site em www.jogosnacionais.salesianos.pt

Artigos Relacionados