Salesianos de Lisboa: Aluna vence Olimpíadas Portuguesas de Biologia do 10.º ano

Aluna dos Salesianos de Lisboa conquistou medalha de ouro entre os alunos de 10.º ano a nível nacional nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia.

Desde as primeiras competições realizadas em Olímpia que o Homem se tem posto à prova nas mais diferentes áreas com o objetivo de destacar os mais aptos, não na luta pela sobrevivência como referia Darwin relativamente à Seleção Natural, mas para que se destacassem pelo seu mérito.

Num contexto muito particular, como o contexto escolar, surgem as Olimpíadas da Biologia e as Olimpíadas da Geologia que têm levado muitos dos nossos alunos a colocarem-se à prova e a serem surpreendidos por alcançarem lugares de destaque que já culminaram em participações internacionais em ambas as provas.

A forma tranquila e despida de expectativas com que encaram estas provas dá-lhes a serenidade que precisam para conseguirem mostrar todo o seu potencial, aspeto, que em contexto escolar, é muitas vezes escondido pela pressão e ansiedade com que encaram os momentos de avaliação. Assim, os seus resultados olímpicos trazem confiança e uma noção mais verdadeira das suas capacidades. As provas que são realizadas fora da nossa escola, com alunos de outras realidades sociais e académicas, dão-lhes uma riqueza cultural que contribui para que tenham uma perspetiva mais ampla de outras realidades escolares.

Além de alguma satisfação individual e efémera, existem outros aspetos que perduram naqueles que nelas participam.

E… não é possível esquecer o brilho nos olhos destes alunos quando sabem que os seus resultados os colocam entre os melhores! Mas os seus olhos brilham ainda mais e os sorrisos são mais rasgados, quando os vamos esperar ao aeroporto, depois dessa aventura! Viver esta experiência é definitivamente marcante.

Leia também  “Tutti nel tuo sogno”: Jovens dos oratórios criam hino do bicentenário

Parabéns, em particular à aluna Sofia McVey, que foi medalha de ouro entre os alunos de 10º ano a nível nacional, no passado dia 4 de maio. Parabéns a todos os alunos que, participando nas olimpíadas, a diferentes níveis, se superaram nas suas expetativas e ganharam segurança e maturidade para enfrentar o seu futuro académico. E, são todos estes alunos que me motivam a continuar a participar na organização das Olimpíadas da Biologia e da Geologia.

Artigos Relacionados