Reunião de Delegados Europeus: Barcelona “Capital” da Pastoral Juvenil Salesiana

A Pastoral Juvenil Salesiana de toda a Europa esteve representada pelos respetivos delegados, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, na cidade de Barcelona.

Lucidamente orientados pelos responsáveis do Dicastério da Pastoral Juvenil, estiveram presentes cerca de 40 salesianos que lideram as suas províncias no âmbito da animação da juventude, congregando as mais variadas realidades e experiências pastorais.

Os conteúdos versados primaram pelas preocupações da atualidade eclesial e salesiana, com um dinamismo de reflexão pessoal e grupal, partilha e síntese. Fundamentalmente, o contexto e caminho sinodal em vista do Sínodo dos Bispos de outubro de 2018, o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil, a Pastoral Vocacional, o Voluntariado Internacional Salesiano, a animação provincial e local nas Comunidades Educativo-Pastorais, nos Projetos Educativo-Pastorais e a missão do delegado de Pastoral Juvenil, assim como a partilha de temas centrais desde a marginalização, às escolas, passando pelo MJS.

Uma nota final para destacar a luminosa visita que tivemos oportunidade de realizar à igreja da Sagrada Família do Arquiteto Antoni Gaudi e um belo passeio pela cidade de Barcelona.  

Artigos Relacionados