Salesianos iniciam o processo de venda do Colégio de Poiares a Associação A2000

Em 2018, os Salesianos encerraram o Colégio de Poiares depois do fim do Contrato de Associação entre o Estado e o colégio.

Depois de vários meses de procura de compradores e de negociações, os Salesianos iniciaram o processo de venda das instalações do Colégio Salesiano de Poiares da Régua à A2000 – Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento.

Na comunicação aos salesianos, o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, manifestou satisfação pela solução encontrada. “Alegramo-nos com esta solução, e desejamos à Associação 2000 que tenha muito sucesso no seu empreendimento, dando utilidade aos edifícios em favor dos mais necessitados e promovendo o desenvolvimento e emprego naquelas terras”. A A2000 é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede em Santa Marta de Penaguião e ação em vários concelhos do distrito de Vila Real, que desenvolve a sua atividade nas áreas da reabilitação social de pessoas com deficiência ou incapacidade e apoio às suas famílias e cuidadores informais; da formação profissional e inserção no mercado de trabalho; da formação e lazer de pessoas idosas, entre outras.

Em 2018, os Salesianos encerraram o Colégio de Poiares depois do fim do Contrato de Associação entre o Estado e o colégio. A saída dos Salesianos de Poiares da Régua está prevista para o início do mês de setembro, acordada já com o novo bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo.

A Banda Salesiana de Poiares continua a sua atividade, mediante um acordo de comodato, em que a Junta de Freguesia fará uso dos instrumentos e assegurará a orientação da Banda.

O Provincial agradeceu aos “três irmãos Salesianos que generosamente se mantiveram em Poiares durante este ano, e aos três colaboradores leigos que os acompanharam com tanta amizade e desvelo”. “Ficaremos para sempre unidos àquelas freguesias e ao seu povo, com quem partilhámos 95 anos da história da nossa Província”.

Artigos Relacionados