Jogos Paraolímpicos: Antigos Alunos Salesianos destacam-se nos jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020

A edição de 2020 dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio reafirmou uma vez mais a importância do desporto como instrumento de integração social.

Milhares de desportistas de todo o mundo participaram no evento, com 162 nações a competir na prova, incluindo a Equipa Paraolímpica dos Refugiados e o Comité Paraolímpico Russo. Entre os 4.403 atletas incluiram-se alguns antigos alunos salesianos.

A redação da Agência de Notícias Salesiana recebeu nota de alguns casos de sucesso:

A delegação paraolímpica espanhola incluiu Miriam Martínez Rico e Sara Fernández. A primeira é antiga aluna dos Salesianos de Ibi e conquistou a medalha de prata no lançamento do peso, na categoria F36. A antiga aluna atingiu o seu objetivo com um arremesso de 9,62 metros, batendo o seu próprio recorde e a apenas 11 centímetros da medalha de ouro, que foi para a russa Galina Lipatnikova. Miriam é a segunda medalhista paraolímpica do centro de Ibi: o seu antecessor foi Jorge Peleteiro Rubio, que nos Jogos Paraolímpicos de Atlanta de 1996 levou a medalha de bronze no futebol de 7.

A escola reagiu nas redes sociais: “Parabéns, Miriam. Desejamos-te novos sucessos”.

Sara Fernández, de Sevilha, antiga aluna do Instituto de Triana, conquistou a sétima posição no salto em comprimento, com um salto de 4,85 metros.

A seleção tailandesa de futebol de 5 para cegos participou pela primeira vez nas Paraolimpíadas de Tóquio, com quatro antigos alunos salesianos do Centro para o Desenvolvimento de Habilidades para Cegos, de Pakkred, da província de Nonthaburi: Kupan Panyawut, atacante; Wimolwan Kittithat, defesa; Baodee Kittikorn, avançado; e o médio Yingchuros Suriya. Eles ocuparam o 70.º lugar, vencendo a França por 3 a 2. O Centro para o Desenvolvimento de Habilidades para Cegos, de Pakkred, e os salesianos enviaram as mais calorosas felicitações a estes antigos alunos salesianos que tiveram o peso e a honra de representar a Tailândia nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020. A obra é dirigida pelos salesianos desde 1978, promovendo desde então um desenvolvimento digno, sustentável e integral dos seus alunos, também por meio do desporto e da música.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 589 de Novembro/Dezembro de 2021

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados