Vaticano: Nomeação episcopal do Pe. Giordano Piccinotti, sdb

No dia 31 de janeiro, dia da festa de São João Bosco, o Papa Francisco nomeou o salesiano Pe. Giordano Piccinotti Arcebispo titular de Gradisca.

Em outubro, o Pe. Piccinotti tinha sido nomeado Presidente da Administração do Património da Sé Apostólica, órgão responsável pela administração e gestão dos bens imóveis e móveis do Vaticano. Natural de Manerbio, Itália, onde nasceu em 1975, foi diretor da “Fondazione Opera Don Bosco nel Mondo”, entre outras Organizações Não Governamentais Salesianas.

É formado em Teologia Espiritual pela Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma. Foi Ecónomo das Casas salesianas de Lugano, de 2007 a 2011, e de 2016 a 2017; e do Centro São Carlos, de Milão, de 2011 a 2015. Exerceu também a função de Ecónomo Provincial, no sexénio 2011-2017.

O Pe. Giordano Piccinotti ocupou igualmente os cargos de Diretor da “Fondazione Opera Don Bosco nel Mondo”, em Lugano, Suíça; de Procurador da “Fundação Istituto Helvético Opera Don Bosco”, em Lugano; de Diretor Executivo da Fundação “Opera Don Bosco Onlus”, em Milão; de Membro do Conselho de Administração da “Stiftung Don Bosco in Der Welt”, em Schaan, Liechtenstein; e de Tesoureiro do Conselho de Administração da ONG “Volontariato Internazionale per lo Sviluppo”.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 602 de março/abril de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados