Ensino do inglês nas escolas salesianas passará a ter a certificação da Cambridge University Press & Assessment

Foi hoje apresentado nos Salesianos do Estoril o protocolo entre a Fundação Salesianos e a Cambridge University Press & Assessment. Ensino do inglês nas escolas salesianas passará a ter a certificação desta instituição.

O protocolo, apresentado hoje, dia 9 de fevereiro, pelas 10 horas, tem como objetivo o progressivo incremento da proficiência em língua inglesa de todos os alunos salesianos, propiciando a sua certificação com o nível C1 (Advanced English) no final da escolaridade obrigatória.

Esta iniciativa, com um cariz inclusivo e de relevante mais-valia para a formação integral dos jovens alunos das escolas salesianas, permitirá a todos, desde a educação pré-escolar ao final do ensino secundário, a integração em ambientes educativos inovadores, promovendo o uso da língua inglesa em contextos de ensino e aprendizagem formais e informais. Este protocolo constitui, assim, uma firme aposta numa formação que valoriza o multilinguismo como ferramenta incontornável para uma plena integração dos jovens nos contextos académicos, profissionais, pastorais, evangelizadores e sociais dos nossos tempos.

Pe. Tarcízio Morais, sdb

Pe. Tarcízio Morais, sdb, Coordenador da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos, afirma que “a educação é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade que nos ajuda a construir um futuro baseado na formação e na Fundação Salesianos estamos, constantemente, a investir no talento dos nossos jovens. Vivemos numa sociedade global e numa era orientada pelo aumento da mobilidade de estudantes e futuros profissionais que acarreta novos desafios. E a pensar nestas exigências com que os nossos jovens se deparam, a Fundação Salesianos divulga hoje esta parceria com o Cambridge University Press e Cambridge Assessment English, que visa impulsionar a inovação e o valor social e pastoral da formação integral. Somos uma instituição que acompanha a evolução, a transformação e a elaboração do melhor currículo para os nossos estudantes”. E conclui “a universalidade do inglês permite aos alunos salesianos preparem-se melhor para no futuro próximo poderem concorrer a universidades estrangeiras assim como no futuro poderem aceder ao mercado de trabalho mais facilmente com a certificação Cambridge Assessment English.”

Leia também  5.º Dia Mundial dos Pobres: A pobreza não é fruto do destino, é consequência do egoísmo
Carlos Carreiras
Hélder Sousa
Nuno Rogeiro

Sobre esta parceria estratégica inovadora, Elaine Blaus, Diretora Comercial da Cambridge English para a região da Europa, refere: “O protocolo que assinamos hoje com a Fundação Salesianos, em Portugal, é de grande importância para Cambridge University Press e Cambridge Assessment English. Representa o nosso compromisso em apoiar todos os anos milhares de alunos das várias escolas salesianas, acompanhando-os com recurso aos nossos livros de texto e demais materiais pedagógicos, à medida que caminham na sua aprendizagem, e assegurando a monitorização do seu progresso através dos nossos exames de reconhecida qualidade internacional”.

Participaram na sessão o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Elaine Blaus, pela Cambridge University Press & Assessment, para além dos salesianos Pe. Tarcízio Morais e Pe. Artur Pereira, diretor dos Salesianos do Estoril, e Hélder Sousa, consultor da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos. Nuno Rogeiro, jornalista e comentador, foi convidado a falar sobre as virtualidades e as mais-valias do inglês nas questões da multiculturalidade e do multilinguismo. Encerrou a sessão o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça.

O Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, encerrou a sessão

Artigos Relacionados