Conselho Provincial: órgão animador de um vasto trabalho educativo/pastoral

Conselho Provincial é o órgão máximo de animação e governo da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

Todas as organizações têm cúpulas e hierarquias. E estas são tanto mais necessárias na sua rede interna e na sua conexão com as bases quanto maiores são as responsabilidades sociais, políticas, religiosas e técnicas que o organismo comporta. Isto para dizer como é empenhativo, para um órgão de cúpula, acompanhar esta mole gigantesca em património edificado, assim como os milhares de pessoas que os salesianos da Província Portuguesa têm à sua responsabilidade.

Ao longo de ano e meio, no Boletim Salesiano fomos dando conhecimento do parque educacional da Província Portuguesa. Os artigos de Orlando Camacho apresentaram, por vezes em tom poético, cada uma das obras e os números respeitantes aos seus utentes. Na conclusão (BS n.º 570), escrevia: “Depois de termos percorrido cada uma das presenças salesianas, os números gerais que ora se apresentam são mesmo motivo de glória”. A afirmação, evidentemente, tinha razão de ser, pois os números são impressionantes: cerca de 25 mil pessoas, entre alunos, docentes e funcionários, gravitam diariamente nos espaços salesianos. E, se a isto juntarmos as pessoas que, semanalmente, frequentam as paróquias e capelas salesianas, então os números ultrapassam as 30 mil.

É para orientar, animar e gerir esta realidade complexa que existe o chamado Conselho Provincial, órgão máximo de animação e governo da Província Portuguesa, que colabora com o provincial no desenvolvimento da vida e da missão salesiana. Reúne pelo menos uma vez por mês, na sede provincial, para estudar, programar, avaliar e dar as orientações mais ajustadas, a fim de que a Província Portuguesa continue na senda do espírito e carisma de S. João Bosco.

Leia também  Cabo Verde: Santidade Juvenil celebrada na escola

Integra agora este órgão o Pe. João Cândido Ramos, nomeado pelo Reitor-Mor para o cargo de Administrador Provincial. 

Artigos Relacionados