Visita Provincial a Lisboa, acompanhar a comunidade e a missão

Notícia atualizada, 19 de março, às 9h16

O Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. Tarcízio Morais, iniciou, no dia 12 de março, a visita de animação à presença Salesiana de Lisboa que inclui a sede da Província, a Fundação Salesianos, os Salesianos de Lisboa e as Paróquias de Santo Condestável e de Nossa Senhora dos Prazeres. De 12 a 18 de março de 2024, procurou reunir com o maior número de elementos que compõem a comunidade, salesianos, colaboradores docentes e não docentes e alunos.

Em comunicação enviada aos salesianos da comunidade para o início e a conclusão da visita, o Provincial citou o Artigo 49 das Constituições Salesianas: “Viver e trabalhar juntos é para nós, salesianos, uma exigência fundamental e um caminho seguro para realizar a nossa vocação. Por isso reunimo-nos em comunidades, nas quais nos amamos mutuamente até ao ponto de partilhar tudo em espírito de família, e construímos a comunhão das pessoas. A comunidade reflete o mistério da Santíssima Trindade; nela encontramos uma resposta às aspirações profundas do coração e tornamo-nos para os jovens sinais de amor e de unidade”.

Ao longo da semana, o Superior da Província presidiu à Eucaristia e aproveitou as “Boas-Noites” para partilhar com a comunidade algumas meditações.

Encontrou-se com os vários corresponsáveis leigos da missão, tendo tido alguns encontros alargados com funcionários e docentes, e outros, particulares, com o Diretor Pedagógico, José Morais, diretores de ciclo, equipa de pastoral, departamento de psicologia, ArtiSport, Serviço SolSal, Administração, entre outros.

Nos “Bons-Dias” semanais na igreja da escola, para todos os alunos dos vários ciclos de ensino, o Provincial pôde contactar diretamente com os destinatários do trabalho salesiano, as crianças e jovens.

Encontro com os colaboradores da sede da Província

Num encontro familiar, no dia 13, na Casa Dom Bosco, o Pe. Tarcízio reuniu-se com os cerca de 20 colaboradores da sede.

Leia também  Serviço: Tocar, comover e curar

Destacando a importância do trabalho destes colaboradores, que apoiam as várias obras e presenças salesianas, em Portugal e Cabo Verde, o Pe. Tarcízio Morais começou por fazer um agradecimento a quem tem a “responsabilidade de gerir processos” que dizem respeito “à Província”.

Recordando que todos trabalham com uma “missão”, lembrou os 9 mil alunos que frequentam as diferentes escolas salesianas em Portugal e Cabo Verde. “Trabalhamos todos com uma missão: o bem de tantas crianças, adolescentes e jovens que estão connosco todos os dias”, sublinhou.

Em linha com o pensamento do Papa Francisco, para o Provincial dos Salesianos é importante que os colaboradores possam “cuidar uns dos outros”, uma vez que “o cuidado com as pessoas é fundamental”. Para o Pe. Tarcízio Morais, é este cuidado que “faz a diferença” no trabalho que é desenvolvido na sede da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

Encontro com os jovens em caminho vocacional

Para além do ambiente da escola, houve também um tempo especial para o acompanhamento dos jovens em caminho vocacional que integram o Teologado, e dos responsáveis da comunidade formativa a funcionar há sensivelmente um ano e meio na sede da Província. O Pe. Tarcízio teve também colóquios individuais com todos os salesianos da sede.

Na tarde de dia 18, o encontro conclusivo foi com a comunidade salesiana. “Ao terminarmos a visita provincial deste ano, rezemos ao Senhor para que continue a guiar-nos e a acompanhar-nos na nossa comunidade e na missão que aqui desenvolvemos. A Cristo, Senhor da história, que nos prometeu o espírito de verdade, de sabedoria e de bondade para discernir a vontade do Pai e vivificar a sua Igreja no trabalho e na santidade, dirijamos a nossa oração confiante, no fim desta visita provincial, para que nos confirme na fidelidade à nossa vocação e renove a nossa ação”, pediu.

Leia também  Conselho Nacional da Pastoral Juvenil reunido

Previstas nos Regulamentos Gerais da Congregação, as Visitas Provinciais são uma oportunidade de promover a comunhão fraterna e de reforçar a missão comum e a proximidade entre os irmãos e as comunidades.

Artigos Relacionados