Começou Congresso Histórico Internacional do Bicentenário

Começou hoje, 19 de novembro, o Congresso Histórico Internacional do Bicentenário, com o tema “Desenvolvimento do Carisma de Dom Bosco até à metade do Século XX”.

Ao ‘Salesianum’ de Roma chegaram mais de 230 participantes, entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e membros da FS.

“Dom Bosco permanece a chave de leitura indispensável para compreender o desenvolvimento do seu carisma, como semente que preanuncia o desenvolvimento da árvore. Contudo neste Congresso vai-se além do seu evento” – explica a Ir. Grazia Loparco FMA, pesquisadora e historiadora, ao apresentar o encontro como um dos grandes eventos internacionais do Ano Bicentenário de Dom Bosco.

Na perspetiva do Congresso, o ‘desenvolvimento’ do carisma só pode ser entendido a partir da uma consideração da ‘atualidade’ do carisma. Por isso, o dia de hoje centrou-se na “Presença do carisma salesiano no mundo de hoje”, o seu significado e desafios.

Nos próximos três dias, a metodologia do Congresso prevê nove relações fundamentais pela manhã e 38 comunicações por grupos, na parte da tarde. Seguindo a estrutura do Triênio de Preparação para o Bicentenário de Dom Bosco, os dias centrais serão marcados, cada qual, por um aspeto específico:

Quinta-feira, dia 20, será feita uma relação histórica que definirá as principais transformações internacionais no período examinado, dando atenção aos problemas que mais diretamente se referiram ao mundo juvenil das faixas populares e médias, ou que repercutiram sobre ele;

Sexta-feira, dia 21, colocará no centro do debate, a alma educativa da ação salesiana entre os jovens, examinando as orientações pedagógicas e a sua inclinação no sentido preventivo;

O sábado, dia 22, será dedicado à espiritualidade. A articulação das conferências concerne à difusão do espírito “salesiano” no seu sentido autêntico, à busca do modelo de santidade com ele relacionado, e à atenção à sua dimensão missionária e universal.

Leia também  Sabias que D. Bosco sempre fez questão de tratar todos da mesma forma, sem olhar a classes sociais?

No fim do Congresso, na manhã de domingo, dia 23, será feita uma reflexão sobre o futuro do carisma de Dom Bosco a partir do Concílio Vaticano II, para unir o anel do passado com o passado próximo, indispensável para compreender as opções que incidiram nas comunidades salesianas, fazendo com que se tornassem no tempo o que elas são hoje.

No programa consta também o lançamento dos volumes: “Fonti Salesiane” (fontes salesianas), “Epistolario di Don Bosco” (Epistolário de Dom Bosco), “La storiografia salesiana tra studi e documentazione nella storiografia postconciliare” (A historiografia salesiana entre estudos e documentação na historiografia pós-conciliar); e momentos de espiritualidade e compartilha.

“A apresentação de diferentes páginas de história – conclui a Ir. Loparco – não tem portanto neste Congresso somente um valor intelectual, cultural em sentido acadêmico; passa além, ativando um círculo hermenêutico que envolve cada participante, parte viva desta história, ou por pertença institucional, ou por partilha de interesses”.

Artigos Relacionados