Hino do Bicentenário

“Tutti nel tuo sogno”: Jovens dos oratórios criam hino do bicentenário

“Todos no teu sonho” é o hino do MJS do sul de Itália para o bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco.

Por ocasião da festa de São João Bosco, o Movimento Juvenil Salesiano da Itália Meridional publicou a canção inédita “Tutti nel tuo sogno” (Todos no teu sonho): um hino para o bicentenário do Sonho dos Nove Anos do santo de Turim. O tema é o resultado da colaboração dos jovens delegados dos oratórios dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora do sul de Itália num curso de escrita criativa; e do concurso lançado nas redes sociais para a escolha das vozes masculinas e femininas, com idades entre 12 e 26 anos.

A música pode ser ouvida no YouTube. Os acordes do hino do bicentenário, partituras e faixas de apoio também estão disponíveis.

A canção foi composta por jovens Delegados dos oratórios dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Sul da Itália, num processo que teve início em novembro de 2023, com um workshop de escrita criativa, realizada pelo gabinete de Comunicação, durante a Assembleia MJS. Na ocasião, inspirações, referências musicais, pensamentos em rima, foram pistas preciosas que deram início à composição e ao arranjo musical.

No início de janeiro, o lançamento de um concurso para artistas nas redes sociais recebeu as candidaturas de 40 vozes masculinas e femininas, com idades entre 12 e 26 anos, e a seleção final de quatro jovens que passaram pela emocionante experiência de gravar nos estúdios de gravação da “Zeus Record” em Nápoles.

“Tutti nel tuo sogno” é um manifesto enérgico e moderno da capacidade criativa e educativa salesiana de transformar lobos “que o mundo não consegue compreender” em cordeiros, através de “um encontro verdadeiro que faça (…) revolução”. O texto destaca o sentido de pertença dos jovens ao sonho profético de Dom Bosco e o seu desejo declarado de perpetuar a sua proposta, não apenas como uma memória a ser celebrada, mas como um compromisso positivo e proativo de mudança. Num mundo em constante transformação, a mensagem final da música é clara: “Dom Bosco apostou em mim, antes que eu acreditasse. Hoje o teu sonho não está perdido, também se tornou meu”.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 602 de março/abril de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados