Ângelo Freire: A guitarra portuguesa tem vida para além do fado

Habitual companheiro de nomes como Ana Moura, Carlos do Carmo ou Mariza, o guitarrista Ângelo Freire apresentou concerto a solo no palco do CCB, em Lisboa no dia 15 de fevereiro de 2017. Ângelo Freire é antigo aluno do Musicentro dos Salesianos de Lisboa.

«Apesar de sem guitarra portuguesa não poder existir fado, o guitarrista que a dedilha fica sempre em segundo plano, subalternizado à emoção da voz. É assim a cultura do fado e Ângelo Freire sabe-o bem, pois desde que se conhece que faz parte dela. Mas isso não o impede de perseguir o sonho de levar a guitarra portuguesa para além do fado, torná-la um instrumento de pleno direito, com vida própria. […] Aos 27 anos, há já quem o apelide de prodígio, afinal nem todos se podem gabar de, ainda adolescentes, ter corrido o mundo a acompanhar alguns dos maiores nomes do fado. É mesmo caso para dizer que, apesar da juventude, toda a vida de Ângelo Freire tem sido dedicada ao fado. […] Bem presente na memória está também o momento em que pela primeira vez cantou em público. “Foi depois da minha primeira comunhão. Fomos almoçar a um restaurante na Graça e alguém me pediu para cantar um fado. Subi para cima do beiral da janela e cantei a Lenda da Fonte a capella.” […] Em 2000, com apenas 12 anos, vence a Grande Noite do Fado, na categoria de Juvenis, e o concurso internacional de talentos Bravo Bravíssimo. […] Aos 14 anos, com a mudança da voz, Ângelo apostou de vez na guitarra e foi tirar um curso de guitarra clássica. […] É este percurso que […] quer celebrar no palco do Grande Auditório do CCB, onde, ao contrário do habitual, será o guitarrista a estrela maior do espetáculo».

Leia também  Paróquia de São João Bosco de Mirandela celebrou Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Na sessão solene da celebração do Centenário das Oficinas de São José, de Lisboa, foi Ângelo Freire quem abriu e encerrou com a sua guitarra as comemorações centenárias.

Fonte: Diário de Notícias/Texto: Miguel Judas/Fotografia: Gerardo Santos, Global Imagens

Artigos Relacionados