Movimento Juvenil Salesiano celebra o Dia Nacional em Fátima

O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) realizou, no passado dia 20 de maio, em Fátima, o Dia Nacional com o tema “Levanta-te e Celebra”, em comunhão com o Tema Pastoral para 2022-2023. Este ano, o dia foi pensado com uma estrutura renovada, focada no objetivo de unir cada vez mais o MJS e a Família Salesiana.

O dia começou com a Saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições onde, em conjunto com a Família Salesiana, nos juntámos para saudar e rezar à Mãe do Céu.

Logo depois demos início ao Oratório Festivo, bem ao jeito de uma casa de Dom Bosco, em que os jovens tiveram oportunidade de ouvir diferentes artistas e testemunhos no palco e participar em variados jogos.

Criou-se um espaço muito feliz de encontro pessoal e de celebração da alegria juvenil salesiana. Para além disto, e sendo uma novidade, durante todo o Oratório os jovens tiveram ainda a oportunidade de conversar com algum dos nossos adultos da Família Salesiana, Salesianos, Salesianas, Salesianos Cooperadores, Animadores, bem como de se confessarem.

Depois do almoço, a tarde começou com o espetáculo “Art&Fé”, onde, de uma forma muito animada e profunda, foi sendo partilhado o caminho realizado pelo Movimento desde que foi anunciada a JMJ em Portugal até ao dia de hoje. Um caminho onde aprendemos e aprofundámos o verdadeiro significado de viver uma Jornada Mundial da Juventude. Somos enviados até esse grande evento eclesial, para acolhermos bem os milhares de jovens de todo o mundo que virão até nós, e ser sinal claro do amor de Jesus nas suas vidas.

Maria é a guia e mestra ao longo destes anos e esteve presente também no espetáculo, dando-nos a mão para esta missão tão bonita a que nos convida o Papa Francisco.

Leia também  Celebração de Nossa Senhora Auxiliadora

Ao final da tarde, o MJS, novamente unido aos grupos da Família Salesiana, celebrou o momento mais importante deste dia, a Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade. A alegria da fé, celebrada nesta unidade, foi potenciada com uma liturgia simples e alegre, dando protagonismo ao Senhor que dá vida aos jovens e a todos os membros da nossa Família.

A conclusão do Dia Nacional do MJS foi vivida na recitação do Terço, na Capelinha das Aparições, seguida da Procissão das Velas, momento tão especial para o nosso MJS.

Sentimos que foi um dia pleno “em saída” ao encontro do outro e de “alegria celebrativa”, que marca a vida dos jovens do MJS.

Texto: Laura Gralheira, Coordenadora Nacional do MJS

Artigos Relacionados