Alunos Salesianos de Verona triunfam nos mundiais de robótica

Uma inovadora máquina de lavar roupa espacial, concebida para a lavagem da roupa dos astronautas sem gravidade e sem água, deu a vitória aos alunos dos Salesianos de Verona. Os alunos Salesianos triunfam nos mundiais de robótica em Houston.

Os estudantes do Instituto Salesiano Dom Bosco de Verona venceram em Houston, Texas, nos Estados Unidos, a 20.ª edição do “FIRST LEGO League World Championship”, em que competiram 108 equipas de todo o mundo, selecionadas entre mais de 40.000 equipas candidatas. Esta é a primeira vez que uma equipa italiana foi coroada vencedora do concurso líder mundial de ciência e robótica. A NASA – a agência espacial dos EUA – queria desafiar jovens cientistas de todo o mundo com o tema “Em órbita”. Era uma questão de inventar soluções para melhorar as condições de vida dos astronautas no espaço. Assim os alunos salesianos Alessio, Beatrice, Camilla, Filippo, Maddalena, Paolo, Pietro e Pietro, liderados pelo professor Luca Zanetti, com o apoio de Anna Baruzzi e Andrea Materassi e Valentina Bisoffi, que representam o seu parceiro operacional italiano, responderam com o projeto Wemit, uma inovadora máquina de lavar roupa espacial, concebida para a lavagem da roupa dos astronautas sem gravidade e sem água. O sistema Wemit pode vir a ter outras aplicações. O Instituto Dom Bosco já o patenteou, incluindo assim os oito jovens estudantes na lista dos inventores.

A qualidade do projeto levou a que os jovens estudantes dos Salesianos fossem convocados para outro importante concurso internacional: o “Global Innovation Award”, que é a final dos 20 melhores projetos científicos apresentados durante a temporada de concursos em todo o mundo.

“O ensino salesiano afirma-se uma vez mais como referência no panorama do sistema educativo e formativo do Véneto e da Itália”, declarou a Conselheira para a Educação da Região Véneto, Elena Dozzan. 

Leia também  SportBosco na Copa Alma Basquetebol Madrid 2024

Publicado no Boletim Salesiano nº 575 de Julho/Agosto de 2019

Artigos Relacionados