SportBosco na Copa Alma

SportBosco na Copa Alma Basquetebol Madrid 2024

Alunos da SportBosco dos Salesianos de Manique participaram em torneio de basquetebol em Madrid. A Copa Alma é organizada pela Fundação Real de Madrid.

Um grupo de 10 alunos da Escola Sócio-desportiva Sportbosco dos Salesianos de Manique, acompanhados por três treinadores, foram a Madrid jogar Basquetebol, num torneio internacional organizado pela Fundação Real Madrid. A Copa Alma, como é conhecido o torneio, já conta com 10 edições.

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, os alunos estiveram envolvidos em várias atividades lúdicas e culturais. Uma das atividades foi assistir ao jogo de basquetebol entre o Real Madrid e o Bàsquet Girona. Escalada, a visita ao estádio Santiago Bernabéu e um passeio turístico pela cidade foram outras propostas.

SportBosco na Copa Alma

No entanto, a razão principal desta viagem foi o torneio desportivo, onde, conjuntamente com as delegações da Hungria, Ucrânia e Polónia, os alunos puderam colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo dos anos nos treinos, não só ao nível do jogo mas também e, sobretudo, no sistema de valores: Companheirismo, Autoestima, Igualdade, Respeito, Saúde, Motivação e Autonomia.

A Autoestima foi o troféu ganho pela SportBosco.

O torneio decorreu no Centro Desportivo Municipal de Barajas e juntou cerca de 50 jovens das escolas sócio-desportivas da Hungria, Ucrânia, Portugal e Polónia. Os atletas em prova foram escolhidos para representar os seus países “por terem tido um comportamento exemplar em valores e terem recebido o Cartão Branco nas suas escolas”, explica a Fundação Real Madrid.

A iniciativa teve o “apoio de mecenas da Fundação como a UPS, que apoia as escolas na Polónia e na Ucrânia, ou a Endesa, que apoia a escola em Manique, Portugal. As escolas ucranianas contam com o apoio de Epicentr for Children e Epicentr K e a escola polaca participa pela primeira vez, após a sua abertura na temporada passada, juntamente com as Missões Salesianas para a integração de migrantes e grupos desfavorecidos”, pode ler-se no mesmo artigo.

Leia também  Quaresma 2024: À descoberta de um Sonho

A próxima edição, avança a Fundação Real Madrid, vai ter lugar na escola Felcsút, na Hungria, no verão, na Academia Ferenc Puskas.

Foram dias alegres e muito intensos, onde as diferenças culturais aproximaram e demostraram que amizade derruba qualquer barreira linguística.

A SportBosco ficou certamente mais rica com a experiência.

A Escola Sócio-desportiva Sportbosco dos Salesianos de Manique foi fundada a 30 de outubro de 2022, e resulta de uma parceria entre a Fundação Salesianos e a Fundação Real Madrid para a educação através do desporto e dos valores, oferecendo atividades diárias que incluem prática desportiva, apoio ao estudo e atividades formativas.

SportBosco na Copa Alma

Artigos Relacionados