18.º Patriarca de Lisboa: O novo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério

Na tarde do dia 3 de setembro, na igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, na presença de autoridades do Estado, civis, militares e académicas, D. Rui Valério presidiu a uma solene concelebração, inaugurando deste modo a sua entrada solene no Patriarcado de Lisboa, estando presentes a maioria dos bispos residenciais, auxiliares e eméritos, centenas de presbíteros do clero regular e religioso, diáconos, religiosos e religiosas e uma multidão de cristãos vindos de todos os cantos do Patriarcado.

Aos 58 anos, Rui Manuel Sousa Valério, natural da Urqueira, concelho de Ourém, é o 18.º Patriarca de Lisboa.

Ordenado padre em 1991, em Fátima, pertence aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado Bispo em novembro de 2018, estando desde então à frente da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Passou por paróquias de Castro Verde, na Diocese de Beja, e no Patriarcado de Lisboa.

Em 2016, Ano da Misericórdia, foi em Portugal um dos 1071 sacerdotes que o Papa Francisco enviou como “Missionário da Misericórdia” durante o Jubileu Extraordinário.

Tomada de posse na Sé de Lisboa e entrada solene no Patriarcado de Lisboa no Mosteiro dos Jerónimos

Na primeira mensagem dirigida aos fiéis do Patriarcado de Lisboa manifesta três sentimentos: “temor e tremor”, “intenção de escutar” e a “alegria do serviço”. Conclui a mensagem sem esquecer o seu antecessor, D. Manuel Clemente, a quem saudou reconhecido, e vendo nele o exemplo do Bom Pastor que nos ensina a dar a vida pelo Povo de Deus.

Na Missa inaugural do seu Pontificado, na Igreja de Lisboa, afirmou: “Faremos do serviço um estilo, mas também uma identidade, reafirmando-nos e apresentando-nos como Comunidade. Sem a disponibilidade da entrega incondicional, para servir a Deus e aos outros, não há salvação possível”.

Leia também  Paróquia de Santo Condestável celebra padroeiro em união com as Forças Armadas e de Segurança

É neste diapasão que os Salesianos a trabalhar no Patriarcado desejam inserir-se e permanecer: estar ao serviço dos jovens, com uma identidade que radica no estilo carismático de Dom Bosco, numa disponibilidade incondicional quer no serviço que prestam nas três escolas que dirigem, Lisboa, Estoril e Manique, quer nas paróquias que estão a seu cargo pastoral, Lisboa (2) e Alcabideche.

A Família Salesiana saúda o novo Patriarca de Lisboa com as palavras de D. Joaquim Mendes, SDB, Bispo auxiliar emérito, quando nos Jerónimos se lhe dirigiu dizendo: “Com o calor da fé, do afeto e da amizade queremos dizer-lhe com o coração seja bem-vindo, como Pastor da Diocese de Lisboa. Estamos aqui para remar consigo, na mesma barca, e levar por diante a missão que o Senhor nos confia, com o impulso da recente Jornada Mundial da Juventude”.

Fotografias: Arlindo Homem/Patriarcado de Lisboa

Publicado no Boletim Salesiano n.º 600 de setembro/outubro/novembro/dezembro de 2023

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados