Ordenação Episcopal Cardeal D. Ángel

Ordenação Episcopal de D. Ángel Fernández Artime vai ter transmissão em direto

No próximo sábado, dia 20 de abril de 2024, em Roma, na Basílica Papal de Santa Maria Maior, será ordenado Bispo da Igreja Católica o Cardeal D. Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco. A cerimónia será transmitida em direto pela Agência de Notícias ANS pelas 15h30 locais (14h30 em Lisboa).

O Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito em Itália e na República de São Marino, presidirá à ordenação do Cardeal D. Ángel Fernández Artime como Arcebispo Titular eleito de Ursona. Serão também ordenantes os salesianos Cardeal D. Cristóbal López Romero, Arcebispo de Rabat, e o Bispo Emérito de Gante, na Bélgica, D. Luc Van Looy.

Na cerimónia está confirmada a presença dos cardeais salesianos Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevideu, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo emérito de Tegucigalpa, e Riccardo Ezzati Andrello, Arcebispo emérito de Santiago do Chile, noticia a Agência de Notícias Salesiana. Estarão presentes também os membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana, Provinciais e responsáveis dos vários grupos da Família Salesiana.

No dia seguinte, domingo, 21 de abril, a partir das 11h30, na Basílica Salesiana do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, celebrará a Primeira Missa como Bispo.

O Pe. Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação Salesiana (eleito Reitor-Mor pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2020), foi criado Cardeal pelo Papa Francisco após o Ângelus de domingo de 9 de julho de 2023, e recebeu o barrete e o anel cardinalício no Consistório Público Ordinário de 30 de setembro do mesmo ano.

No dia 4 de outubro recebeu o seu primeiro cargo na Cúria Romana, ao ser nomeado membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A 17 de dezembro de 2023 tomou posse da Diaconia de Santa Maria Auxiliadora, na Via Tuscolana, confiada pelo Pontífice.

Correspondendo às indicações do Papa Francisco, o Cardeal D. Ángel Fernández Artime já convocou o Capítulo Geral 29 da Congregação, a realizar de 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025. Após a sua renúncia como Reitor-Mor, no final de julho próximo, ficará à disposição do Pontífice para a missão que lhe for confiada.

Com D. Ángel Fernández Artime será também ordenado Bispo da Igreja Católica outro Salesiano de Dom Bosco, Monsenhor Giordano Piccinotti. Nomeado pelo Papa Francisco para presidente da Administração do Património da Sé Apostólica em outubro do ano passado, foi nomeado Arcebispo Titular eleito de Gradisca em janeiro último.

Biografia

O Pe. Ángel Fernández Artime, 63 anos, nasceu a 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco Oviedo, Espanha. Fez a primeira profissão a 3 de setembro de 1978 em Mohernando, Guadalajara, e a profissão perpétua a 17 de junho de 1984 em Santiago de Compostela, tendo sido ordenado sacerdote a 4 de julho de 1987 em Leão, província da qual é originário. Foi delegado da Pastoral Juvenil, diretor do Colégio Salesiano de Orense, membro do conselho provincial e vigário provincial da Província de Leão e mais tarde, entre 2002 e 2006, foi Provincial da mesma. Em 2009 foi nomeado Provincial da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Nessas funções teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio. Em 2013 foi nomeado para o cargo que ocupava até ser nomeado Provincial da recém-criada Província de Maria Auxiliadora com sede em Sevilha. Antes da tomada de posse, foi eleito no Capítulo Geral 27, no dia 25 de março de 2014, para ser o X Sucessor de Dom Bosco. Em 2020, foi reeleito Reitor-Mor pelo Capítulo Geral 28 para mais um mandato no sexénio 2020-2026. O seu mandato terminará no dia 31 de julho de 2024.

As cerimónias terão transmissões comentadas em cinco línguas: italianoinglêsespanholfrancês e português.

Artigos Relacionados