Capítulo Geral 28

Tema

Salesianos reunidos em Capítulo

Decorreu entre os dias 22 e 24 de abril o Capítulo Provincial 2022. Reunidos na Casa Dom Bosco, sede provincial em Lisboa, 27 salesianos das várias comunidades de Portugal e de Cabo Verde...

Nada poderá substituir o tempo: Precisamos da presença acolhedora

Nunca imaginei que um dia pudesse visitar Valdocco, o verdadeiro coração das missões salesianas. O Capítulo Geral 28 tinha-o tornado possível. O Senhor e a nossa Mãe Santíssima devem ter visto o meu...

Dedicar as suas vidas: Aos mais pobres entre os pobres

Tive o privilégio de participar no Capítulo Geral 28 em março de 2020, juntamente com outros Delegados da Juventude de todo o mundo. Ali pudemos ver o zelo dos Salesianos, que dedicam as...

Entrevista ao Reitor-Mor Pe. Ángel Fernández Artime: “A nossa missão é dignificar a vida dos jovens e suas famílias”

É o X Sucessor de Dom Bosco. Em março de 2020, o Capítulo Geral 28 da Congregação Salesiana confirmou-o para o segundo mandato de Reitor-Mor para o sexénio 2020-2026. Entre 2014 e 2020,...

Complementar à missão: Confiança no potencial dos jovens

O convite para participar no CG28 foi-me feito pelo Pe. Juvelan Samia, sdb. Com toda a honestidade, não sabia o que era o capítulo geral, mas submeti o meu currículo ao nosso provincial....

Pe. Gildásio Santos: “Para mim a arte é o coração da comunicação”

O Pe. Gildásio Santos acredita que a arte é uma ferramenta para evangelizar. É brasileiro, gosta do estudo, publicou livros académicos, música e poesia. Fez o Mestrado em Digital Media nos Estados Unidos....

Permitir-se: Escutar e acolher a Juventude

Em março de 2020, fui uma das jovens que participou no Capítulo Geral 28, representando a juventude do mundo salesiano, especialmente a do Cone Sul/Brasil. Recordo que quando recebi o convite, de imediato...

Pe. Alfred Maravilla: “Também a Europa e os centros urbanos são ‘terra de missão’”

Natural das Filipinas, o Pe. Alfred Maravilla é missionário na Papua Nova Guiné desde 1985. Conhece sete línguas: espanhol; francês; inglês; italiano; ilonggo, um dialeto filipino; pijin, crioulo da Papua Nova Guiné; e...

Pe. Ivo Coelho: “Temos de estar preparados para acompanhar os jovens”

Cumpre o segundo mandato como Conselheiro do Reitor-Mor para a Formação. Numa das maiores Congregações Religiosas do mundo segundo o Anuário Católico, as novas vocações surgem a vários ritmos mas há princípios e...

Viver e ser parte de um sonho: O oratório sois vós

“Onde quer que tu vás, o oratório vai contigo”, disseram-me uma vez. O salesiano vai dentro de nós, nós somos o oratório, o encontro que transforma, a fraternidade com os jovens, o partilhar...
1 2 3 8