Dedicar as suas vidas: Aos mais pobres entre os pobres

Tive o privilégio de participar no Capítulo Geral 28 em março de 2020, juntamente com outros Delegados da Juventude de todo o mundo. Ali pudemos ver o zelo dos Salesianos, que dedicam as suas vidas à elevação e educação dos jovens e dos necessitados, particularmente dos mais pobres entre os pobres.

Recebi o convite através da Conferência Provincial Salesiana da Ásia do Sul, depois de o meu nome ter sido recomendado pelo Provincial de Guwahati, Pe. Januarius Sangma, e pelo Diretor do Instituto Dom Bosco, Pe. John Parankimalil. Estou muito grata a Deus e a eles pela confiança que depositaram em mim e por esta oportunidade de ouro.

A experiência que tive em Valdocco foi espetacular, com a sensação de que Dom Bosco estava mesmo ao meu lado. Considerei-me com sorte no local de nascimento de Dom Bosco.

Os delegados jovens escolhidos que participaram na CG28 tinham tanto para oferecer. No meio da diversidade, o vínculo que criámos fez de nós uma só família.

O tema “Que Salesianos para os jovens de hoje?” suscitou debates, perguntas e respostas que apresentámos perante a assembleia. Falámos da presença dos Salesianos com os jovens na sua valorização espiritual, envolvendo-os e dando-lhes um sentido de responsabilidade, acompanhando-os como a caminhada de Jesus até Emaús com os seus discípulos, porque os jovens são vulneráveis, confusos e não sabem para onde vão.

No entanto, no meio de vários desafios, encontramos jovens em sintonia com as tendências, mundo digital, criativos e prontos a explorar. Mas eles precisam de ser acompanhados holisticamente, aderindo aos três pilares do Sistema Preventivo: Razão, Religião e Amabilidade.

Aprendemos tanto com a comissão, pudemos partilhar as nossas opiniões na assembleia e os Salesianos escutaram-nos atentamente. O calor, o amor paternal, a preocupação e a bênção que recebemos são inesquecíveis. A Missão e Visão de Dom Bosco continua através do nosso Reitor-Mor e de toda a Família Salesiana.

Leia também  Permitir-se: Escutar e acolher a Juventude

Muito obrigado por trabalharem para nós.

Pinky Sarkar

Nasceu em Silapathar, pequena aldeia no nordeste da Índia, há 31 anos. Estudou na Escola Secundária Dom Bosco de Silapathar e no Instituto Dom Bosco, Guwahati, Assa, onde estudou informática e pedagogia salesiana e hoje trabalha. É formadora, animadora de jovens, colaboradora leiga e membro do Instituto Dom Bosco desde 2012.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 589 de Novembro/Dezembro de 2021

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados