Salesianos reunidos em Capítulo

Decorreu entre os dias 22 e 24 de abril o Capítulo Provincial 2022. Reunidos na Casa Dom Bosco, sede provincial em Lisboa, 27 salesianos das várias comunidades de Portugal e de Cabo Verde definiram as linhas de atuação resultantes do Capítulo Geral 28, que decorreu em Valdocco, Itália, no início de 2020.

Os capitulares retomaram a contribuição do Capítulo Provincial de preparação do CG28, revisto à luz do mesmo CG28, pensando a estratégia para os próximos anos, com uma atenção particular às linhas programáticas do sexénio 2020-2026 apresentadas pelo Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime. 

Estes documentos foram previamente estudados e refletidos nas comunidades com salesianos, jovens e leigos, tendo originado um conjunto de propostas estudadas pelos capitulares nestes dias. Importante também foi a Relação do Pe. Provincial sobre o estado da Província, da qual se destacaram os desafios próximos para os irmãos e para as comunidades educativo-pastorais de Portugal e Cabo Verde. 

Na realização dessa análise, o Capítulo Provincial aprofundou os pontos que têm por objeto a evangelização dos jovens, a opção preferencial pelos mais necessitados, a missão e a formação compartilhada com os leigos.

O redesenho das presenças salesianas da Província Portuguesa, iniciado em 2017, foi também retomado.

O Capítulo Provincial trabalhou linhas para o Projeto Orgânico Inspetorial, Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Provincial e Projeto Provincial de Formação, cuja redação será posteriormente da responsabilidade do Provincial e do seu Conselho. A assembleia capitular ofereceu critérios, orientações e prioridades para apoiar a sua elaboração. 

Este Capítulo Provincial, que se realizou numa única sessão, teve a participação, na qualidade de convidados, de salesianos, leigos e jovens. A presença dos leigos e dos jovens ajudou a centrar a corresponsabilidade na missão entre salesianos e leigos e a necessidade da formação conjunta como forma de responder aos desafios que os jovens colocam aos salesianos.  “No fundo – disse o Pe. Tarcízio, regulador do Capítulo Provincial 2022 – trata-se de repropor a pergunta do Capítulo Geral 28, ‘que salesianos para os jovens de hoje’ no que se refere à nossa identidade e aplicar, com uma visão estratégica, os elementos fundamentais que é necessário ter em conta para o tempo futuro. Chegámos a doze propostas/orientações partindo da predileção e opção pelos jovens mais pobres passando pela formação conjunta de salesianos e leigos, a pastoral fundada nos desafios do primeiro anúncio, a proximidade do sacramento da presença entre os jovens, a organicidade e o trabalho em projeto e a pastoral vocacional”. “São elementos que nos inspiram e que nos são oferecidos com insistência pela Congregação, o Reitor-Mor e a realidade juvenil e pastoral de Portugal e Cabo Verde”, concluiu.

Leia também  Padre Miguel Barros homenageado no centenário do seu nascimento

Artigos Relacionados