Viver e ser parte de um sonho: O oratório sois vós

“Onde quer que tu vás, o oratório vai contigo”, disseram-me uma vez. O salesiano vai dentro de nós, nós somos o oratório, o encontro que transforma, a fraternidade com os jovens, o partilhar tudo e em toda a parte.

Foi isso exatamente que vivi em Turim, essa experiência que vivo também aqui no Uruguai, e foi com ela que me encontrei. Quando pisei aquele pátio, senti que estava em casa e assim também me fizeram sentir os que me permitiram participar nesta experiência.

O sonho de Dom Bosco é muito grande e o maravilhoso é que estamos todos dentro dele, tornando-o vivo no dia a dia, na luta rotineira de estar no meio dos jovens, de viver e de ser parte dele, mas também saber que continua connosco e é necessário que nos apropriemos deste sonho, tanto jovens, como leigos e consagrados.

Esta realidade é de todos nós e não devemos permitir que no-la tirem.

Recordo que, nas orações da manhã, nas refeições, nos jogos de futebol, ali naquele espaço simples, se via a fraternidade salesiana. Todos juntos, misturados, deixando espaço para quem viesse atrás, assim simples e profundos eram aqueles momentos, deixando que o Espírito nos movesse.

Creio que, se nos projetarmos para o futuro, não posso ver nem entender uma congregação que não trabalhe de mãos dadas com os leigos e os destinatários mais vulneráveis. É necessário que seja assim, é o que dá sentido à missão salesiana, definitivamente, é viver como irmãos esse oratório que levamos dentro e que o nosso pai Dom Bosco nos ensinou.

Juan Pablo Reyes

Natural de San José, Uruguai. 27 anos. Conheceu os Salesianos em Montevideu, onde frequentou o liceu. Trabalha na pastoral dos colégios salesianos e faz parte da equipa coordenadora e da comissão provincial de animação missionária a nível nacional. Em 2016 participou numa missão em Angola.

Leia também  Pe. Humberto Maria Pasquale: uma vida para a evangelização no espírito e no carisma de Dom Bosco

Publicado no Boletim Salesiano n.º 586 de Maio/Junho de 2021

Artigos Relacionados