Permitir-se: Escutar e acolher a Juventude

Em março de 2020, fui uma das jovens que participou no Capítulo Geral 28, representando a juventude do mundo salesiano, especialmente a do Cone Sul/Brasil. Recordo que quando recebi o convite, de imediato me veio à memória um episódio com alguns anos. Lembro-me que estava no segundo ano do ensino médio e a minha mãe, com esforço, comprou a viagem para que eu realizasse o sonho de participar na comemoração do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco em Valdocco. Porém, nas vésperas da viagem, a empresa responsável pelo pacote infelizmente declarou falência. Eu, com 15 anos, não entendi exatamente o que se passava. Pensei inúmeras vezes que Deus me prevenia de algo, mas na verdade Deus preparava-me uma grande missão. Participar e contribuir neste grande evento da nossa Congregação Salesiana, estar em Valdocco, permitiu-me compreender o que não tinha compreendido cinco anos antes. Hoje, acredito que tudo se concretiza a seu tempo.

O Capítulo Geral proporcionou-me experiências significativas! Na semana em que os jovens participaram no CG28 foram-lhes proporcionados momentos de partilha e de contributo com os capitulares salesianos. Após uma semana de convivência, redigimos uma carta, um documento tecido com o coração e em comunhão com todas as juventudes. Expressámos o nosso desejo de que os salesianos pudessem estar inseridos em diversas realidades juvenis e, assim, pudessem compreender as necessidades dos jovens que se encontram dentro e fora dos pátios. Assim como fomos acolhidos em Valdocco, desejamos intensamente que os salesianos se permitam estar, escutar e acolher a juventude, em diversas realidades, atuando no processo de formação e de acompanhamento espiritual.

Elizabeth Machado

Tem 22 anos e é natural de Manaus, Brasil. Frequentou o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora desde os 10 anos e desde a adolescência colabora em projetos de missões urbanas dentro e fora do Brasil com os Salesianos e as FMA. Aos 16 anos integrou o MJS. Foi Secretária do MJS, trabalhou no Colégio Dom Bosco de Manaus, e atualmente está ligada à Província de São Domingos Sávio

Leia também  Viver e ser parte de um sonho: O oratório sois vós

Publicado no Boletim Salesiano n.º 587, Julho/Agosto 2021

Artigos Relacionados