Nada poderá substituir o tempo: Precisamos da presença acolhedora

Nunca imaginei que um dia pudesse visitar Valdocco, o verdadeiro coração das missões salesianas. O Capítulo Geral 28 tinha-o tornado possível. O Senhor e a nossa Mãe Santíssima devem ter visto o meu genuíno carinho por Dom Bosco e proporcionaram-me uma compreensão mais próxima e profunda dos inícios do carisma e das obras salesianas. Tive a honra de fazer parte do CG28 representando as vozes da juventude salesiana em todo o mundo e estou para sempre grata aos Salesianos que depositaram em mim a sua confiança.

Senti-me imerecedora por esta oportunidade, mas como poderia eu ignorar um dom tão inesperado de Deus?  Por isso, com toda a sinceridade, aceitei a missão partilhada que me foi pedida. Durante uma semana pude encontrar-me, dialogar e trabalhar com um grupo diversificado de salesianos e jovens, comi, convivi e rezei com eles e celebrei a graça de Deus nos reunir a todos.

Além disso, um dos momentos mais marcantes que tive durante o CG28 foi o nosso primeiro encontro direto com o Reitor-Mor. Não esqueço também o momento em que estávamos em dúvida e confusos sobre o que fazer no CG28, ele disse-nos claramente, de uma forma paternal mas amigável: “Falai do vosso coração”. Essa frase ressoou em mim desde então e até agora. É muito reconfortante saber que as nossas vozes são importantes para eles, e que fazem a diferença para o futuro da congregação salesiana.

Penso que nós, os jovens, deixámos a nossa mensagem aos Salesianos muito clara nesse dia. Edifícios enormes e espaços amplos não poderiam seriamente substituir o tempo que eles passaram connosco. Do que precisamos é da sua presença acolhedora que nos faça sentir em casa e de um acompanhamento constante na nossa vida, para que nos tornemos plenamente protagonistas da missão salesiana. 

Taichi Miranda

Zenaida Ann Sabornay Miranda nasceu em Cebu, nas Filipinas. Tem 31 anos. Fez parte da direção do Movimento Juvenil Salesiano; trabalhou na comissão do gabinete para as missões da Província Salesiana das Filipinas Sul e esteve envolvida no voluntariado missionário leigo dos salesianos em Mianmar, Birmânia. Atualmente é a coordenadora regional para a Região Ásia Este e Oceânia da Don Bosco Green Alliance, movimento internacional ambientalista.

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos recentes

Sobre segui-l’O
28 de Novembro, 2022Por
Musicentro do Estoril assinalou os 10 anos de existência
28 de Novembro, 2022Por
Dom Bosco e a música
28 de Novembro, 2022Por
Cartaz do lema do Reitor-Mor para 2023 com ilustração portuguesa
24 de Novembro, 2022Por

JMJ Lisboa 2023
WYD DON BOSCO 23
O MJS já está a caminho da Jornada Mundial da Juventude

Saber mais

Próximos eventos

Não há nenhum item que corresponda aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente novamente com palavras-chave diferentes.

Artigos Relacionados