Poiares: Observação dos astros em S. Leonardo

“Ó Sol nascente, que vos ergueis por sobre nós, mortais,… iluminando…” Não é do Sol que vamos falar, mas de um seu filho, ou seguidor, ou admirador que gira à volta dele…

Na sexta-feira, 19 de maio de 2017, pelas 22 horas, muitos alunos, familiares, docentes, amigos, salesianos da Comunidade Salesiana de Poiares acorreram a São Leonardo de Galafura, para a observação dos astros, e em particular do planeta Júpiter, que piscava os olhos, no céu, do lado detrás da capela de São Leonardo.

Um professor da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) de Vila Real saudou a todos e em particular ao vice-diretor pedagógico, Fernando Coelho, e chamou a atenção para experiência que ia apresentar. Convidou-nos a olhar para o céu com estrelas, a brilhar no firmamento, quando à nossa volta reinava a escuridão. E falou da grandeza do mistério dos astros.

Se é verdade que no céu há mais estrelas do que grãos de areia no planeta Terra, é caso para dizermos: Ah! E se a velocidade da terra à volta do Sol é milhares de vezes superior à velocidade de um Fórmula 1, que dizer? E mesmo assim, tem de correr durante um ano todo. E se alguém receia que a energia do Sol se venha a consumir, fique descansado, porque essa pequena estrela continuará a brilhar durante milhões de anos.

Mas o momento curioso foi quando os presentes neste evento, em fila menos rigorosa do que a dos alunos no colégio, foram passando, e viram, pela objetiva do grande telescópio apontado para Júpiter, este colega da terra e as luas que ele tem à sua volta. O convívio dos presentes foi mais do que observar a olho nu a estrela polar e a constelação do escorpião. Foi motivo de convívio e de amizade entre todos, na sombra da noite, sob um céu de estrelas.

Leia também  Festejado centenário da chegada da Obra Salesiana a Poiares da Régua

Esta mini crónica de bom humor, perante um fenómeno científico de grandeza, saúda os organizadores, que no final brindaram os presentes com bolachas achocolatadas e um cálice de porto. Mas terminamos com sentido bíblico: “Os céus e a terra proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19,1). 

Artigos Relacionados