Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2022

«Sereis minhas testemunhas» (At 1, 8)

O Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, que se celebra a 23 de outubro de 2022 convida a deter-nos em três expressões-chave que resumem os três alicerces da vida e da missão dos discípulos.

1. «Sereis minhas testemunhas» – A chamada de todos os cristãos a testemunhar Cristo. Este é o ponto central, o coração do ensinamento de Jesus aos discípulos em ordem à sua missão no mundo. Todos os discípulos serão testemunhas de Jesus, graças ao Espírito Santo que vão receber: será a graça a constituí-los como tais, por todo o lado aonde forem, onde quer que estejam.

2. «Até aos confins do mundo» – A atualidade perene duma missão de evangelização universal. Ao exortar os discípulos a serem as suas testemunhas, o Senhor ressuscitado anuncia aonde são enviados: «Em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo» (At 1, 8). Aqui emerge muito claramente o caráter universal da missão dos discípulos. A indicação «até aos confins do mundo» deverá interpelar os discípulos de Jesus de cada tempo, impelindo-os sempre a ir mais além dos lugares habituais para levar o testemunho d’Ele.

3. «Recebereis a força do Espírito Santo – Deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito. Ao anunciar aos discípulos a missão de serem suas testemunhas, Cristo ressuscitado prometeu também a graça para uma tão grande responsabilidade: «Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas» (At 1, 8). O Espírito Santo fortaleceu-os, deu-lhes coragem e sabedoria para testemunhar Cristo diante de todos.

O Santo Padre termina a sua mensagem afirmando que continua a sonhar com uma Igreja toda missionária e uma nova estação da ação missionária das comunidades cristãs.

Leia também  Intenção Missionária Salesiana – Abril 2022

Fotografia: Vatican Media

Artigos Relacionados